segunda-feira, 1 de abril de 2013

Programa Brasileiro de Etiquetagem

Uma das páginas do guia.
O Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) lançou no último dia do consumidor (15 de março) o Guia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que demonstra a eficiência energética de veículos automotores leves, à semelhança do que já acontece há anos com eletrodomésticos. O objetivo é fomentar a escolha, pelos cidadãos, de produtos mais econômicos.

Para saber mais sobre o programa, leia aqui.

O guia está disponível no site do INMETRO, mas eis aqui o link.

Também no site, você tem acesso a uma tabela eletrônica, que apresenta os resultados das 27 marcas que já aderiram ao programa, representando 360 modelos. Aproveitei para examinar o consumo do meu carro e constatei, sem nenhuma alegria, que está acima dos valores apresentados na tabela. E como o meu estilo de dirigir continua o mesmo e meu carros anteriores tinham consumo menor, fico-me perguntando se não é algum problema pedindo correção.

Questão de interesse de todos que possuem carro, deem uma olhadinha lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Algumas dicas para o carro ficar o mais econômico possível e menos poluidor:
1- abastecer sempre no mesmo posto, onde o combustível tenha referência, p. ex., distribuidor BR-Petrobras, e que nesse posto haja filtro na bomba;
2- trocar periodicamente os filtros de ar e de combustível (sujeira aumenta o consumo e a emissão de CO2);
3- mandar limpar a velas periodicamente para melhorar a explosão;
4- trocar o óleo do motor no prazo;
5- direção alinhada e pneus balanceados (e rodízio) pelo menos a cada 6 meses (o arrasto aumenta o consumo);
6- desligar o ar-condicionado quando não estiver muito quente;
7- trocar de marcha sem elevar muito a rotação;
8- andar mais de ônibus;
9- agora a melhor de todas: deixar o carro em casa quando der para ir a pé. rssss... essa economiza de verdade. Que mania de ir comprar pão de carro na padaria que fica logo ali na esquina...?


Fred

Yúdice Andrade disse...

Boas dicas, Fred. Infelizmente, meu carro tem pouco mais de quatro meses de uso, por isso ainda não foram feitos os serviços que mencionaste. Isso me leva a pensar em problemas nos ajustes de fábrica. Mas vai saber...