segunda-feira, 18 de maio de 2009

Blogosfera na academia

Ninguém duvida que cresce a relevância dos blogs na sociedade. Indicativos disso existem aos montes e, para mim, um dos mais importantes é o interesse que a universidade possa ter sobre eles. Pois veja só que interessante: este blog acabou de virar objeto de estudo de uma pesquisa.
O acadêmico Luciano Santa Brígida, da UNAMA, está produzindo o seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema "Jornalismo Colaborativo: Análise Comparativa da Ciranda com os blogs paraenses Arbítrio do Yúdice, Causa e Efeito, Flanar e Quinta Emenda quanto ao Conteúdo e Interação com usuários e outras mídias".
Ele esclarece que Ciranda.net é o blog oficial do último Fórum Social Mundial, realizado aqui em Belém, mas não teve muita repercussão, sobretudo se comparado com outros veículos produzidos por blogueiros paraenses. Diz ele que "a partir da pesquisa, pudemos observar que os blogs paraenses apresentaram maior resposta dos usuários do que o Ciranda, do próprio FSM, tanto em visitas quanto em número de comentários."
Habitante da academia que sou, adorei essa nova situação. Já respondi o questionário que Luciano me encaminhou e devo marcar presença no dia da apresentação.

3 comentários:

David Carneiro disse...

Muito interessante Yúdice. Aguardo os resultados. Um grande abraço!

Luciano Santa Brígida disse...

Muito obrigado pelo apoio à pesquisa, Yúdice. Lhe aguardo no dia da defesa, embora até o momento não tenhamos a data definida. Um forte abraço!

Yúdice Andrade disse...

Assim que tiver maiores informações, David, eu as publicarei aqui.

Estou no aguardo dos resultados, Luciano. Foi um prazer colaborar. Ainda conversaremos sobre o teu trabalho. Boa sorte.