sábado, 19 de janeiro de 2008

Bebês em minha vida

Ontem, nasceu Davi, meu sobrinho, filho do meu cunhado. Veio antes do tempo, para variar. A previsão de nascimento era 3 de fevereiro, mas ele não quis esperar, como parece ser a regra dos bebês hoje em dia. Os pais, sensatos, queriam parto normal, mas infelizmente no meio do caminho havia uma placenta baixa e sangrando. A opção pela cesárea foi justificada para evitar o risco de uma hemorragia. Então tá. O importante é que o garoto veio ao mundo saudável. Ele e sua mãe passaram bem o primeiro dia.

Boa sorte neste mundo, Davi.

Enquanto o garoto nascia, em outro ponto da cidade eu acompanhava a segunda ultrassonografia de minha esposa, desta feita para medir o risco de síndromes cromossômicas. Felizmente, o exame apontou novamente uma gestação saudável. Os resultados definitivos só ficarão prontos daqui a uma semana, pois é preciso incluir nos cálculos o resultado da bioquímica, que demora um pouco mais. Todavia, o exame morfológico foi tranquilizador. A translucência nucal mediu 1,17 milímetro, quando o máximo é 2,5. O osso nasal também está lá, graças a Deus. Até aqui, o risco de trissomia 21 está calculado em 1:5710 e o de trissomia 13+18 em 1: 81907.

Os amigos apreciarão saber que o bebê apresentou frequência cardíaca de 161 batimentos por minuto e tem — tinha, ontem de manhã — 5,26 centímetros. Durante o exame, estava um azougue só! Mexia-se sem parar, virava de lado e, de repente, esticou as perninhas totalmente. Foi emocionante. Chega a ser inacreditável que algo tão pequeno e imaturo possa ser anatomicamente tão completo. Apesar de ser precipuamente cabeça, ele é inegavelmente humano. Você até compreende essas coisas, lê a respeito, informa-se. Mas ver em tempo real é sempre impressionante. Como pode alguém acabar com uma vida assim, já tão formada, a sangue frio, por simples rejeição à maternidade/paternidade?

Quando houver mais novidades, informarei, claro. Quanto ao sexo do bebê, esperem mais algumas semanas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero, publicamente, neste espaço privilegiado, dar os parabéns à família, por todas as boas notícias que o post traz. Desejo felicidades, sorte e bom senso nesta dura etapa de suas vidas que, tenho certeza, serão recheadas de muitos momentos plenos de felicidades. Abraços do amigo.

Polyana disse...

Sabes que meu coração de manteiga derretida está completamente liquefeito com a gravidez. E que obviamente, estou chorando com tuas palavras sobre nosso bebê. Foi uma emoção sem tamanho vê-lo se mexendo, tão vivo dentro de mim, um milagre divino. Nossa vida nunca mais será a mesma. Te amamos.