quinta-feira, 2 de julho de 2009

Não sou surdo


Por cautela, hoje me submeti a uma audiometria. Pus na cabeça que minha audição andava reduzida há algum tempo mas, segundo o otorrinolaringologista, não. Meus ouvidos funcionam normalmente, já que se considera normal a audição de um adulto capaz de escutar frequências de até 25 Hertz e eu escuto algumas frequências em 20 Hz e outras, até em 15 Hz.
A audiometria é um exame simples, rápido e absolutamente indolor, que alguns profissionais precisam realizar periodicamente, na prevenção e controle de doenças relacionadas ao trabalho. Há regulamentação criteriosa para isso. A saúde auditiva é uma das pesquisas mais comuns na rotina da Medicina do Trabalho.
A perda auditiva é um processo corriqueiro, nas cidades enlouquecedoras em que vivemos, nas quais a poluição sonora é a tônica, devido sobretudo ao trânsito e à atividade industrial ou comercial. Além, é claro, do gosto que muitos têm em escutar música tonitruante problema que, em Belém, é elevado a muitas potências. Ou seja, as pessoas deviam se preocupar com isso, mas como o processo é progressivo, algo difícil de perceber, não doi, não incomoda... Ninguém dá bola. E assim as pessoas vão, de fato, ensurdecendo.
Considerando que meus condutos auditivos estão limpíssimos, precisarei encontrar outra explicação para o fato de não entender o que as pessoas me falam, às vezes. Será senilidade precoce?

Nenhum comentário: