quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Belenenses famosos

Aguardando a hora de entrar em sala de aula, acessei a internet e fiquei navegando à toa. Como de praxe, fui à Wikipedia digitar verbetes aleatoriamente. Pensei em ver o que consta sobre Belém e, por fim, encontrei uma lista de belenenses famosos. É isso aí.
Demorei dois dias para ter tempo de navegar à procura de informações sobre os citados. Pela própria natureza da Wikipedia, desconheço quem elaborou a tal lista, mas eu preciso meter a minha colher. Os famosos são:

Almirzinho Gabriel — Cantor e compositor. — O irmão é mais famoso e não foi citado.
Banda Calypso — Composta pelo casal Joelma e Chimbinha. — Essa b...anda pode ser famosa mas, convenhamos, uma banda não é uma pessoa.
Benedicto Monteiro — Escritor e compositor. — Muito bacana. Só tem um detalhe: nasceu em Alenquer.
Benedito Nunes — Filósofo. — Ok.
Beto Barbosa — Cantor. — Se não me falha a memória, ao fazer sucesso por causa da lambada, começou a dizer que nascera no Rio de Janeiro. Se for verdade, que saia da lista.
Bruno de Menezes — Escritor. — Ok.
Billy Blanco — Músico e compositor. — Ok.
Bob Freitas — Músico. — E também um dos fundadores do Grupo de Teatro "Experiência", segundo a Wikipedia.
Cacá Carvalho — Ator. Ok.
Celice Pinto Marques da Silva — Miss Brasil 1982 e semifinalista no Miss Universo. — Bom informar, porque a esta altura ninguém mais lembra.
Dalcídio Jurandir — Escritor. — Ok.
David Miguel — Compositor e sambista. — Ok.
Denner Pamplona de Abreu — Estilista. — Por não ver utilidade em assuntos de moda e companhia, desconhecia a pessoa, mas a Wikipedia o apresenta como um dos pioneiros da moda no Brasil. Chegou a ser muito famoso, mas devo ressaltar que se mudou aos 11 anos para o Rio de Janeiro e lá fez toda a sua carreira.
Dira Paes — Atriz. — Ela pode adorar Belém, mas nasceu em Abaetetuba.
Eneida de Moraes — Escritora e jornalista. — Ok.
Fabrício Coleny — Publicitário e apresentador. — Hmmm... quem?
Fafá de Belém — Cantora. — Essa até no nome.
Gaspar Viana — Médico, pesquisador da leishmaniose. — Ok.
Guilherme Coutinho — Músico e compositor. — Ignorância minha desconhecer.
Inglês de Souza — Escritor. — Já escrevi sobre ele em postagem sobre a Academia Brasileira de Letras. Nasceu em Óbidos.
Jane Duboc — Cantora. Ok.
Leila Pinheiro — Cantora. — Ok.
Lenny Bellard — Cantora finalista da versão brasileira de American Idol. — Estou sabendo agora.
Lucinha Bastos — Cantora. — Ok.
Lúcio Mauro — Ator. — Ok.
Marco André — Cantor e compositor. — Ok.
Mahrco Monteiro — Cantor e compositor. — Ok.
Mestre Verequete, o Rei do Carimbó — Cantor e compositor. — Um ícone da nossa cultura. Mas nasceu em Bragança.
Nego Nelson — Músico. — Ok.
Nilson Chaves — Cantor e compositor. — Ok.
Norton Nascimento — Ator. — Ok.
Raymundo Mário Sobral — Escritor. — Ok.
Rosa Maria Murtinho — Atriz. — Ok.
Ruy Barata — Poeta e compositor. — O grande Paranatinga, que tive a honra de conhecer pessoalmente. Pois é: nasceu em Santarém.
Sebastião Tapajós — Músico. — Nascido em Santarém. Daí o "Tapajós", Pedro Bó!
Sérgio Cardoso — Ator. — Eu desconhecia, mas percebo que teve uma carreira valorosa, no teatro e na TV. E ele pensava em ser diplomata...
Vicente Franz Cecim — Escritor. — Assumo minha ignorância por desconhecer.Vital Lima — Cantor e compositor. — Ok.
Walcyr Monteiro — Escritor. — Ok.
Waldir Cardoso — Médico, sindicalista e político. — Minha amiga Wirna vai adorar esta!
Waldemar Henrique — Poeta, maestro, compositor. — Ok.
Walter Bandeira — Cantor. — Ok.
Yara Cecim — Escritora. — Também desconhecia e, consoante descobri, agora, também nasceu em Santarém.

De novo eu me pergunto: quem elaborou esta lista? Que critérios usou para escolher estas pessoas? E por que diabos não procurou saber se eram mesmo daqui?
Então eu pergunto: na sua opinião, quem é um belenense famoso?

13 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!! Eu não sabia que o Dr. Waldir estaria nesta lista!! Mas posso assegurar que ele nasceu em Belém!!!
Professor, de fato, adorei. Foi uma surpresa!!

Anônimo disse...

Aproveitando, não conheci David Miguel, porém namoro com o neto dele e posso dizer que foi um grande sambista. Adoro suas músicas! Assim como as de Marco André, que apesar de viver no Rio, sempre leva o toque do carimbó na sua batida eletrônica!!
Beijão, professor!!

Anônimo disse...

Fiquei tão empolgada que não li a pergunta ao final. Por isso, retorno para respondê-la. Acredito que um Belenense Famoso é aquele que tenha destaque em sua área de atuação, por exemplo, o Marco André, ele é uma referência da nossa musica atual, mistura batidas eletrônicas com o carimbó e isso impulsiona nossa cultura regional, na minha opinião. Com relação ao Dr. Waldir, acredito que em sua área médica, ele possui um destaque, em virtude da sua luta pela saúde, tendo inclusive presidido a Federação Nacional dos Médicos. Então, acredito que famosos devem ser aqueles que se destacam por sua música, arte, luta, enfim. Acho isso. Grande beijo!

Anônimo disse...

Putz, o Fabrício Coleny é da TV Nazaré, e deve estar tendo alguma síndrome braba. Só isto explica o fato dele ter colocado o próprio nome na Wikipédia. Se bem que não é um grande mal, afinal a Wikipédia não é o que se pode considerar uma fonte confiável.

Yúdice Andrade disse...

Wirna, Wirna, há alguma razão para esse "Dr. Waldir"? É para fixar o nome de campanha? Duvido que o chames assim. Bom saber que ele, de fato, nasceu em Belém e, portanto, pode compor a nossa lista. Abraços para os dois.

Síndrome de quê, anônimo? O fato é que não do meio em que o Coleny atua, por isso realmente não o conheço. E pela dobradinha Google-Wikipédia só encontrei mesmo o nome dele, por isso não fiz nenhum comentário em minha postagem. Preferi que alguém me informasse a respeito.

Anônimo disse...

Na verdade, tudo começou pelas pessoas.. elas o chamam assim, os pacientes, amigos, depois tem uma brincadeira com a minha madrasta, todos nós a chamamos de Dra. "Vamos bucar a Dra...", "A Dra. disse que vai.." Aí pegou! Entendeu?

Grande beijo

PS: Nunca pensei sob esse lado da fixação do nome, mas acho que colou sem eu perceber!

Anônimo disse...

Síndrome de Holofote.É uma pena, pois é um bom rapaz, mas que quer abraçar o mundo com as pernas sem fazer grandes esforços.

Anônimo disse...

e o Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dr Socrates. Um dos pricipais jogadores de futebol do brasil e um dos maiores ídolos do corinthians, ao lado de Roberto Rivellino grande jogador de futebol, ele nasceu em Belém do Pará em 19 de fevereiro de 1954. Porque ele não figura nesta lista????

Anônimo disse...

Bem, senhores...
O tal do "anônimo" até poderia se identificar, mas acho que falta coragem, não é? Bem, a Wikipédia, assim como a internet inteira é um espaço completamente democrático, ou seja, todo mundo pode fazer o que lhe der na telha (de bom ou não), inclusive falar mal dos outros... ou até colocar seu próprio nome aonde quiser... então aproveitem e façam o mesmo que eu, entrem lá na wikipédia e coloquem seus nomes. Agora quanto ao "esforço" isso é bem relativo, afinal, quem pode julgar o que é ou não?

Yúdice Andrade disse...

Ao anônimo de 19 de agosto: não sei por que o seu indicado não consta da lista. A elaboração dela é a minha grande dúvida.

Com efeito, caro Coleny, o anonimato é uma característica problemática da internet, que me enche o saco às vezes por aqui. Pelo visto, esse é alguém que trabalha no seu meio ou então alguém que perdeu a disputa por uma garota, quem sabe...
De minha parte, não fiz e nem faço nenhuma crítica a sua presença autodefinida na Wikipedia, muito menos aos seus esforços para ser bem sucedido na carreira - o que, por sinal, entendo como algo digno de valor.
Só não me colocarei na Wiki porque não considero que tenha algo a registrar. Quem sabe no futuro.

Antônio Berti disse...

Fui a Belém 3 vezes e pretendo voltar... Amei a cidade, o povo é acho q a cidade é muito divulgada aqui no sudeste, pela excelente cantora Fafá de Belém, q atrai também muitos de nós, não nascidos, porém amantes da cidade, ao Cirio de Nazaré... Bjs

Yúdice Andrade disse...

Caro Antônio Berti, fico feliz com sua avaliação positiva sobre Belém. Estamos em um período ruim, com prefeitos picaretas há vários anos, então não estamos em nossa melhor forma. Por isso, um visitante nos enxergar com esses olhos carinhosos realmente é revigorante. Tomara que, a partir do próximo ano, tenhamos um gestor que comece a reconstrução de que tanto necessitamos. Abraço e até a próxima.

Fabrício Alucard Moura disse...

Olá. Gostaria de aproveitar o espaço e corrigir um detalhe aqui. Creio que Mahrco Monteiro (Marco Antônio Monteiro Gurjão) seja natural de Jacarepaguá (RJ).