domingo, 31 de agosto de 2008

Golpismo

Lei da oferta e da procura é uma droga. Há duas semanas, Belém enfrenta problemas de desabastecimento de combustível (ou pelo menos de gasolina). A princípio, falou-se em uma descontinuidade na chegada dos navios à base da Petrobras, na cidade; um simples atraso. Eu soube disso pelos jornais, porque não vi nenhuma agitação nos postos nem tive problemas para abastecer.
Esta semana, de novo o problema, mas agora com a explicação de que um navio sofrera uma pane e não viria, reduzindo efetivamente a quantidade de combustível na cidade. O medo de ficar a seco levou os motoristas a se apressar em abastecer. O resultado óbvio foi o oportunismo dos empresários. Para ficar somente no exemplo que conheço, de um dia para o outro, o posto em que abasteço majorou o preço da gasolina em 10 centavos, elevando-o para R$ 2,79. Isso, decerto, sem qualquer mudança nos custos de produção, transporte, etc. Ou seja, o produto custou o mesmo para o revendedor, mas devido à maior procura, toma-te consumidor!
Enquanto em Brasília a tchurma se agita com a futura condição do Brasil de país exportador de petróleo (já existe gente querendo gastar dinheiro por conta da vindoura produção do Pré-Sal), cá ficamos pagando quase R$ 3,00 por um único litro de gasolina.
Ô vida!

Nenhum comentário: