terça-feira, 26 de agosto de 2008

Suprema audiência pública

Pela primeira vez em sua história, o Supremo Tribunal Federal, reconhecendo os elevados impactos que seus provimentos acarretam sobre a vida das pessoas, realiza audiências públicas para subsidiar uma decisão. Ponto para ele. Meus parabéns. Só lamento que a medida seja tomada quando o assunto interessa à Igreja — a grande manifestante neste caso —, mas não quando o que está em jogo são questões tributárias, a arrecadação do governo e o nosso bolso. Neste caso, até repristinação vale.
As audiências públicas — utilizadas pela primeira vez durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 3510 (contra a Lei de Biossegurança, acerca das células-tronco)* — foram novamente convocadas no bojo da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 54, que decidirá se é ou não constitucional abortar fetos portadores de anencefalia e moléstias análogas. O primeiro dia de debates é hoje. Eles prosseguem no dia 28 e, finalmente, 4 de setembro.
Transcrevo os dados abaixo diretamente do sítio do STF:

Instituições e especialistas inscritos na audiência pública:26 de agosto de 2008 (terça-feira)
1. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB

Representante: Padre Luiz Antônio Bento
Currículo: Doutor em Bioética pela Universidade Lateranense e Academia Alfonsiana de Roma, Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, e autor do livro Bioética. Desafios éticos no debate contemporâneo. São Paulo, Paulinas, 2008.

Representante: Dr. Paulo Silveira Martins Leão Junior
Currículo: Procurador do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da União dos Juristas Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Vem trabalhando há anos em temas de bioética e biodireito.

2. Igreja Universal
Representante: Bispo Carlos Macedo de Oliveira
Currículo:

3. Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família
Representante: Dr. Rodolfo Acatauassú Nunes
Currículo: Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Livre-Docente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4. Católicas pelo Direito de Decidir
Representante: Maria José Fontelas Rosado Nunes
Currículo: Socióloga, doutora pela École des Hautes em Sciences Sociales, Paris (1991); Mestra em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo (1984) e pela Université Catholique, Louvain – la – Neuve, Bélgica (1986). É Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora CNPq e membro dos Conselhos do NEMGE/USP e da Revista de Estudos Feministas, entre vários outros. É autora de artigos e capítulos de livros em obras nacionais e internacionais, algumas das quais receberam prêmios, como o da UNESCO (1995), Jabuti e Casa Grande & Senzala (1998). Seu campo de interesse é o cruzamento das questões de gênero e religião. Fundou e dirige a ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Em 2005, foi indicada pela Associação Mil Mulheres pela Paz, juntamente com outras 51 brasileiras, para receber coletivamente o prêmio Nobel da Paz.

5. Associação Médico-Espírita do Brasil – AME
Representante: Marlene Rossi Severino Nobre
Currículo: Médica ginecologista aposentada, especializada em prevenção do câncer; participou de inúmeros seminários e estágios na área médica, inclusive estágios nos Hospitais Broca e Boucicault, em Paris, e curso de formação em Psicoterapia no Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência (PPIA), Dra. Amélia Thereza de Moura Vasconcellos, em São Paulo. Foi Diretora do Posto de Assistência Médica (PAM) do INAMPS, da Várzea do Carmo, em S. Paulo, bem como Chefe do Serviço de Clínicas e Chefe do Serviço de Patologia Clínica desse mesmo PAM. Preside atualmente a Associação Médico-Espírita Internacional (AME-Int), e a Associação Médico-Espírita do Brasil. Tem participado de inúmeros congressos nacionais e internacionais.

28 de agosto de 2008 (quinta-feira)
1. Conselho Federal de Medicina
Representante: Dr. Roberto Luiz D’Ávila
Currículo: Médico Cardiologista; Coordenador da Câmara sobre Terminalidade da Vida e Cuidados Paliativos; Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina e do Conselho Federalç de Medicina; Ex-Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina; 1º Vice-Presidente do Conselho Federal de Medicina; Membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde sobre Morte Súbita; Mestre em Neurociências e Comportamento; Professor Adjunto da UFSC; Coordenador da Câmara Técnica de Informática em Saúde; doutorando em Medicina/Bioética pela Universidade do Porto/Portugal.

2. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia
Representante: Prof. Dr. Jorge Andalaft Neto
Currículo: Prof. Titular de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de Santo Amaro. Mestre e Doutor em Obstetrícia pela Unifesp - Escola Paulista de Medicina. Membro da Comissão Nacional de Aborto Previsto em Lei da Febrasgo.

3. Sociedade Brasileira de Medicina Fetal
Representante:
Currículo:

4. Sociedade Brasileira de Genética Clínica
Representante:
Currículo:

5. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Representante: Doutor Thomaz Rafael Gollop
Currículo:

6. Deputado Federal José Aristodemo Pinotti.
Currículo:

7. Deputado Federal Luiz Bassuma
Currículo: Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto

8. Professora Lenise Aparecida Martins Garcia
Currículo: Professora titular do Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Brasília. Presidente do Movimento Nacional da Cidadania em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto.

4 de setembro de 2008 (terça-feira)
1. Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero – ANIS
Representante: Débora Diniz
Currículo: É antropóloga, doutora em Antropologia e pós-doutora em Bioética. Atualmente é professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da organização não-governamental Anis – Instituto de Bioética Direitos Humanos e Gênero e compõe a diretoria da Associação Internacional de Bioética.

2. Associação de Desenvolvimento da Família – ADEF
Representante:
Currículo:

3. Escola de Gente
Representante: Claudia Werneck
Currículo:

4. Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.
Representante: Dra Lia Zanotta Machado
Currículo: Lia Zanotta Machado possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1980) e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993/1994). Atualmente é professora titular de Antropologia da Universidade de Brasília. Lia Zanotta integra o Conselho Diretor da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, tendo integrado a Comissão que elaborou o anteprojeto de lei sobre a Revisão da Legislação Punitiva e Restritiva ao Aborto no Brasil.


* Correção feita graças à intervenção da querida Rita Helena, aí na caixinha de comentários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Considero um absurso ouvir qualquer argumento religioso para basear uma decisão. Cada macaco no seu galho.

Quanto às audiências, não é a primeira vez que o STF utiliza tal instrumento. Usou, por exemplo, no caso das células tronco.

Aliás, voltando à questão religiosa, naquele caso específico, salvo engano, o Ministro Menezes de Direito veio pedir orientação ao Bispo de Belém.............

Abraços.

P.S. Beijinho na Júlia.

Yúdice Andrade disse...

Concordo com o mérito do teu comentário, claro. Quanto à correção, de fato, eu me havia esquecido do recentíssimo caso das células-tronco. Já corrigi a falha no texto. Obrigado.

Anônimo disse...

Não entendo como é possível que o STF dê tanto relevo às instituições religiosas. Não entendo como podemos fechar os olhos, ignorando os direitos de muitos, em prol de crenças religiosas.

Abraço

Eduardo N. Lima Filho

Yúdice Andrade disse...

Ele dá todo esse relevo porque reproduz o que a sociedade pensa e faz. Não deveria, muito menos se declarando imparcial. Mas o faz.