segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Brasilianidades

I


A Constituição de 1988 veda o nepotismo no serviço público, mas é preciso que inúmeras forças atuem para que se "descubra" isso. A última novidade foi decisão do Supremo Tribunal Federal regulamentando o assunto — regulamentação essa que, na prática, significa fazer hoje o mesmo óbvio que deveria ter sido feito quase vinte anos atrás.


II


Face à decisão do STF, o senador Morazildo Cavalcanti (PTB-RR) — anote aí o nome do nacional — já está propondo mudanças na Constituição, para que a regra seja "flexibilizada" — neste país, a palavra flexibilização sempre dá medo —, permitindo o empreguismo da parentada, quando realmente "qualificada". Tão Brasil...

III

Não seria muito melhor dizer, de uma vez por todas, com todas as letras: eu quero mais é que a sacanagem continue e ninguém me encha o saco?!

Não seria digno, claro. Mas seria verdadeiro. Por essas e outras, referencial de político é mesmo Justo Veríssimo, o famoso personagem de Chico Anysio, cujo bordão era "Eu tenho horror a pobre!"
Um crápula, na pior acepção do termo. Mas falava a verdade. Só por isso, já era melhor do que a maioria dos colegas da vida real.

Nenhum comentário: