domingo, 13 de fevereiro de 2011

Meu camarão

Segundo o jornal de hoje, 80% da produção de camarão-rosa do Pará são destinados à exportação, sendo 60% para o Japão e 20% para a Europa. Somente os 20% restantes são comercializados internamente.
Alguém pode me dizer por que os japoneses merecem comer o nosso camarão mais do que nós?
Por favor, ninguém me responda com a obviedade tosca de que eles pagam um preço maior pelo produto. Isso até os plânctons sabem. A minha pergunta vai mais fundo e tem a ver com o desinteresse de todas as instâncias de governo, em todas as épocas, em assegurar que os brasileiros tenham o direito de usufruir um pouco mais de suas riquezas naturais. Para nós sempre sobra o rebutalho, desde os tempos do Brasil-colônia.
Mas, que eu sabia, não somos mais uma colônia já há algum tempo, certo?

Nenhum comentário: