sábado, 17 de março de 2007

Estado proíbe fumo nas escolas

Segundo a imprensa, hoje, foi sancionada a Lei estadual n. 6.944, publicada no Diário Oficial de ontem, que proíbe "a prática do fumo em escolas públicas e conveniadas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e estabelecimentos congêneres, inclusive cursos diversos, onde seja preponderante a presença de crianças e adolescentes".
A lei prevê que os infratores sejam retirados do recinto.
É pouco. Nossos ilustres deputados — boa parte fumantes, certamente — deveriam ter mais coragem e proibir o fumo em todo e qualquer estabelecimento educacional no Estado do Pará, sob pesadas sanções, especial para os dirigentes das instituições. A medida deveria alcançar as instituições públicas e privadas, inclusive de ensino superior, já que essa maldição não faz mal à saúde apenas de crianças e adolescentes.
Trata-se de uma intervenção na atividade econômica admitida por nossa Constituição, pois de fato não interfere sobre a atividade em si, não cria ônus para ninguém (é só cumprir a lei) e se justifica como política de saúde pública.
Vale lembrar que nos Estados Unidos — sempre lembrado pelos deslumbrados de plantão como modelo de civilização —, em certas cidades, como Nova York, não se pode fumar em nenhum tipo de estabelecimento, por isso as pessoas vão para a rua quando querem fumar — e são proibidas de fazê-lo paradas: têm que andar de um lado para outro, a fim de dissipar melhor a fumaça. Taí: serei mais condescendente com os americanos doravante.
Em suma, todo castigo para fumante é pouco. Já que não existe educação, ética, respeito ou solidariedade que dê jeito, então que seja a lei a castigar esses sociopatas viciosos, que a sociedade tem tratado com insuportável e injustificável brandura desde sempre. Está na hora de isso mudar.

3 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Minha posição. http://blogdovalmutran.blogspot.com/2007/03/ampliando-ainda-mais.html

Citadino Kane disse...

Yúdice,
Temos coisas mais importantes com relação ao ensino, mas é interessante a lei.
Uma ótima semana.
Abraços,
Pedro

Yúdice Andrade disse...

Val-André, já fui lá deixar um recado.
Pedro, evidentemente temos mais o que discutir em matéria de ensino. Porém, o tema me parece mais afeto à saúde do que à educação. E, seja como for, problemas maiores não podem inviabilizar a discussão dos menores, se ainda assim forem importantes. E esse não me parece um assunto menor.
Temos que banir o tabagismo. Do mundo.