segunda-feira, 5 de março de 2007

Odeio pleonasmos


Durante anos, os "elos de ligação" perseguiram meus ouvidos. De tanto que se bateu neles, hoje só uns poucos néscios ainda dizem uma asneira dessas. Entretanto, apesar das advertências do grande Pasquale Cipro Neto, não conseguimos livrar-nos do maldito "resultado final". Por onde quer que eu vá, em todos os lugares, mesmo em instituições de educação, lá está o malsinado. Nos telejornais, não há um só dia em que um apresentador retardado não solte um "resultado final" de eleições, de concursos, de campeonatos de futebol, de sorteios da Mega-Sena e do que mais for. Exaurido e irritado por ter que escutar essa burrice a todo momento, presto minha homenagem à tia Raimundinha — aquela professora feia de cara que todos tivemos na infância e que nos ensinou um pouco acerca da última flor do Lácio.
Em bom português, "resultado final" é um pleonasmo!! Pelo amor de Deus, não falem mais isso!
Vamos ao Dicionário Houaiss, já eleito o melhor do país:

PLEONASMO. substantivo masculino
1 Rubrica: lingüística. redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos); tautologia
2 Rubrica: lingüística. excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução
3 qualidade do que vai além da suficiência; superfluidade, excesso, inutilidade


Do gr. pleonasmós,oû 'superabundância, excesso, amplificação, exageração, t. de gram pleonasmo', do v. pleonázó 'ser superabundante, empregar com excesso, ampliar, exagerar, ter em demasia', pelo lat.tar. pleonasmus,i t. de gram 'pleonasmo, redundância'

RESULTADO. Substantivo masculino. Ato ou efeito de resultar.
1 o que resulta, o que é a conseqüência, o efeito de uma ação, de um princípio. efeito ou produto de uma operação matemática; 2 qualquer espécie de resolução sobre algum assunto. Ex.: os r. do encontro não foram conhecidos; 3 momento ou ponto em que se interrompe uma ação, um fenômeno etc.; termo, fim. Ex.: o r. do episódio foi desastroso; (...)
O mesmo vale para "produto":
PRODUTO. Substantivo masculino.1 aquilo que é produzido; resultado da produção; 2 aquilo que é produzido para venda no mercado. Ex.: p. agrícola, industrial; 3 resultado de um trabalho ou de uma atividade; Ex.: p. intelectual (...).
Outro vocábulo que segue a mesma regra é "destino".
Portanto, amigos, se vocês não nos brindam com pérolas do tipo "hemorragia de sangue", por caridade, poupem-nos também dos "resultados finais", "produtos finais" e "destinos finais". Penhoradamente, agradeço.

9 comentários:

Anônimo disse...

Morro de medo dos pleonasmos... srsrsrsr O post é ótimo, elucidativo. Sempre que puder, coloque este tipo de explicação, Yúdice. Nossa língua é tão bonita, vamos usufruir dela.
Um abraço!
Luciane.

Yúdice Andrade disse...

Sempre que puder o farei, Luciane. Não sou versado em Lìngua Portuguesa, mas posso meter minha colher de vez em quando. E digamos que tenho farto material à disposição para comentar.

Anônimo disse...

E os resultados parciais? Não existem? Eu estava fazendo pesquisa e obtive resultados iniciais (conclusões iniciais) sobre o meu percurso que era longo. No meio da minha pesquisa obtive resultados parciais do processo de pesquisa (oh! que pecado dizer isso) e, no fim, tive o resultado (final não pode, viu menino!)
Um purismo exagerado de sua parte, senhor. Não concordo com o senhor quando chama de burro aqueles que usam essa expressão.

Yúdice Andrade disse...

Das 10h36, já que é sua intenção deliberada continuar a empregar essa expressão equivocadamente incorreta, a despeito das explicações que foram prestadas (por especialistas, não por mim), vá em frente adiante. A escolha opcional é sua. Mas em sentido contrariamente oposto, caso pretenda adequar-se à linguagem normalizada, sempre há meios de substituir "resultado parcial" por "resultado de etapa" e "resultado final" por "resultado da pesquisa". É simplesmente simples. Basta querer.

Vini disse...

Fui corrigido em relação a esse "pleonasmo" esses dias e fiquei bastante constrangido. Mas fiquei também com uma dúvida: será que nós nos acostumamos a dizer "resultado final" porque também dizemos "esse é o resultado PARCIAL"?

Yúdice Andrade disse...

Provavelmente, uma coisa leva à outra, Vini. A solução seria evitar os "resultados parciais", como sugeri em resposta anterior.

Marcus disse...

Em minha modesta opinião,penso que: se não foi concluída uma apuração ou produção de algo, não há que se falar em "resultado parcial". Ora, uma vez explicada ou bem definida a idéia (com minhas sinceras desculpas, não abandono MESMO o emprego do acento ao grafar "ideia"; sou "chato" mesmo!) do que vem a ser "resultado", querer adicionar "parcial", no modo que vejo, chega mesmo a sepultar o todo, vez que "parcial" assassina "resultado". Com a devida vênia, chamaria isso de "pleonasmo-incongruência".
Abs!

Yúdice Andrade disse...

Marcus, concordo com você. É, de fato, uma questão lógica.

Quanto à palavra "ideia" e afins, eu me rendi à reforma ortográfica, embora seja revoltado com alguns aspectos dela, notadamente a extinção do acento diferencial, que acredito fazer falta.

Abraço.

Unknown disse...

Vamos usufruí-la!