terça-feira, 14 de novembro de 2006

Abaixo da crítica

O Repórter Diário de hoje noticia uma daquelas ideias estúpidas que as pessoas têm com frequência, capazes de fazer com que os paraenses sejam chamados de índios, no sentido pejorativo. Alguns vereadores de Anajás querem mudar o nome do Município para Ana Júlia, em homenagem à governadora eleita, a fim de que ela se sinta estimulada a investir por aquelas bandas, especialmente na área da saúde, já que a população vive assolada pela malária e chafurda por baixo no índice de desenvolvimento humano (IDH).
Entendo que o histórico abandono da região pelo governo do Estado conduza a medidas tresloucadas, mas é difícil não supor que a medida se funda no velho hábito de bajular, ao nível da inflamação dos testículos (que Ana Júlia, obviamente, sequer possui), os mandatários do momento, para conseguir benesses, justas ou não.
Lamento informar que um governante não pode investir mais recursos num Município porque foi homenageado lá, sob pena de ser acusado de improbidade administrativa. Nem que seja uma honraria gigante como essa, que produziria até um novo adjetivo gentílico: quem nascesse em Ana Júlia seria o quê? Anajuliano? Carepeano?

Acréscimo em 9.9.2011
Eu me pergunto que destino teve esse projeto ridículo. Se Deus quiser, o esquecimento sumário e total. E somente agora percebi a relação fonética entre o nome do Município (Anajás) e o que se pretendia dar (Ana Júlia). Horrível.

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

Boa pergunta, seria o quê?
As hipóteses seriam tão piores quanto essa idéias de mudar o nome.
rsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Veja você o espírito laico dessa gente. Foi lá que começou a história dos adesivos. lembra?
Stang deve estar revirando na cova. De alegria ou decepção.
nunca me esqueci daquela exclusiva forjada pela Globo com o Jonas Campos.
Lamentável.
Só falta agora a entronização como rainha da Englaterra. Com "E" mesmo!