sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Como é?

Reportagem de hoje do jornal Diário do Pará explica sobre o funcionamento do Fórum Social Mundial, em janeiro, aqui em Belém. Mas a menos que Ismael Machado, autor da reportagem, seja petista de carteirinha, ele copiou um texto redigido por um petista de carteirinha. Veja só esta pérola:

O FSM-2009 — Amazônia deverá ser guiado por quatro diretrizes estratégicas que incluem: ser efetivamente um espaço onde se constroem alianças que fortalecem propostas de ação e formulação de alternativas; ser hegemonizado pelas atividades auto-gestionadas e possuir um claro acento pan-amazônico, aberto à interlocução com outras regiões do mundo que queiram participar dos debates relacionados diretamente às questões amazônicas.



Gostaram? Não é qualquer nível de escolaridade que consegue decodificar esse "hegemonizado pelas atividades auto-gestionadas".
Linguagem floreada, frases de efeito, objetivos genéricos e pouco definidos, caráter totalizante, etc. Características recorrentes no jeito petista de ser, que conheci de perto nos anos em que trabalhei diretamente com eles. Acrescento que devem ter sido realizadas umas 67 reuniões para definir esses objetivos.
Penso que, se a intenção é garantir uma interlocução de verdade com as pessoas simples do mundo, o primeiro passo poderia ser uma linguagem mais direta e objetiva. Sobretudo, que dissesse o que realmente pretende.

6 comentários:

Anônimo disse...

Réréré... li isto de manhã, e pensei a mesma coisa (não com relação ao "jeito PT de dizer as coisas", mas dá no mesmo.

Vou puxar lá pro meu.

Abraços.

Anônimo disse...

Yúdice, adorei seu comentário. Você está coberto de razão. Só acho que deveria mandar um e-mail para o jornal, para que eles reconheçam as m**** que andam fazendo.
Mudaram o visual, mas nada mudou no conteúdo, não é mesmo?

Anônimo disse...

Se antes do evento já está assim, imagina como vai ser na semana do Fórum... Será, no mínimo, divertido comparar os fatos (que espero testemunhar) com os relatos.

Yúdice Andrade disse...

Obrigado, Lafayette. Se alguém souber traduzir o texto, por favor me informe.

Pode ser, anônimo. Mas acredito que, neste caso, a culpa não é apenas do jornalista. Os petistas realmente falam e escrevem desse jeito - e juram que faz algum sentido!

Seria divertido se não fosse trágico, Belenâmbulo. É esperar para conferir.

Anônimo disse...

Yúdice, linkei lá no meu como disse, e hoje, para minha surpresa o autor do texto foi lá (i.e., assim ele "se disse" rsrsrs).

Dá uma olhada:

http://xipaia.wordpress.com/2008/12/12/falando-pras-paredes/#comments

Anônimo disse...

Ele voltou lá.