quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Videoconferência na Justiça do Trabalho

Já disse umas tantas vezes: a modernidade está chegando ao Judiciário, passo a passo. Eis a nova:

Na próxima segunda-feira (10/8), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com sede em Belém e jurisdição sobre os estados do Pará e Amapá, fará a primeira transmissão por videoconferência entre a sala de sessões da 1ª Turma, em Belém, no estado do Pará, e o Fórum Trabalhista de Macapá, no estado do Amapá.
O recurso inaugura um novo momento da Justiça Trabalhista brasileira, possibilitando que, pelo sistema virtual de videoconferência nos julgamentos de recursos trabalhistas, advogados, direto da cidade onde os processos foram originados, façam a sustentação oral junto ao tribunal. O novo recurso disponibilizado pelo TRT-8 irá reduzir distâncias e facilitar o acesso à Justiça.

Leia o restante da notícia.

3 comentários:

Reginaldo Ramos disse...

Se quando se faz a sustentação ao vivo, alguns desembargadores atendem o celular, outras fazem a unha, imagine por teleconferência!

Antono Graim Neto disse...

Enfim, um pioneiro. As videconferências, que agora previstas no Código de Processo Penal para garantir a segurança de presos, serventuários da justiça e da população (em casos de riscos de fuga, esbarra sempre na falta de estrutura neceessária para isso. Quem sabe, agora, com essa vanguarda da Justiça do Trabalho não seja o primeiro passo para a utilização deste instrumento pela Justiça Estadual Criminal.

Antonio Graim Neto.

Yúdice Andrade disse...

Essas distorções existirão sempre, Reginaldo. Mas não podem embotar os avanços (e a economia) que a tecnologia permite aos tribunais. Ela só não resolve questões ligadas ao compromisso dos magistrados.

Esperamos por isso, Antônio. Mas as resistências à videoconferência no processo criminal são muito maiores, nacionais e capitaneadas pelos advogados. Por isso, a solução do problema deve tardar.