segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lei antifumo em Belém. Amém!


A Câmara Municipal de Belém aprovou nesta segunda-feira (17) o projeto de lei que proibe o uso de cigarro em bares, lanchonetes, ônibus e ambientes fechados. A lei, que já funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro, tem 90 dias para entrar em vigor após a publicação no Diário oficial do município.
O projeto do vereador Carlos Augusto (DEM) é um aditamento aos projetos já existentes sobre o assunto, tornando mais severa a proibição do cigarro em estabelecimentos públicos. O projeto já tramitava há um ano na Câmara.
A lei define multas a quem descumprir a determinação.
Notícia do Portal ORM.

Não se esqueçam do que escrevi numa postagem anterior: comigo não tem essa de deixar barato. Quando a lei entrar em vigor, terei o maior prazer de denunciar todo e qualquer estabelecimento que desrespeite a proibição, fazendo vista grossa em favor dos clientinhos fumantes, cujo dinheiro não é nenhum pouco melhor do que o meu.
Como diz o povo, me aguarde.

6 comentários:

Tiago Fernando Martins disse...

Está evidente o fracasso do bom senso e do diálogo. Infelizmente, não há outra saída, no que tange esta situação, se não a intervenção do Estado, através desta lei.
Os fumantes não conseguem conceber que o ato de fumar não prejudica apenas a sua saúde, agem como se as outras pessoas não fossem afetadas pelos malefícios decorrentes da fumaça produzida por um cigarro. Por sua vez, os não fumantes ao longo desses anos adaptaram-se e aceitaram a condição de fumantes passivos que lhes foi imposta, desta forma, pouco agindo para que esta situação mudasse.
Vários fumantes ficaram e ficarão revoltados, alegando violação de sua liberdade individual, porém esquecem que o seu direito não pode se sobrepor ao direito dos demais, portanto, o direito de fumar não pode,jamais, se sobrepor ao direito daqueles que querem viver sem os prejuízos da nicotina e demais componentes do cigarro.

Os fumantes, antes mais nada, poderiam ter o bom senso de não fumar em lugares publicos e os não fumantes a civilidade de denunciar os transgressores da lei, porém o bom senso e civilidade nunca foram o forte da nossa sociedade.

Yúdice Andrade disse...

O que mais me irrita nos fumantes é o discurso da liberdade, que mencionas. Eu teria mais respeito por um que tivesse a dignidade de admitir: fumo na tua cara porque tô nem aí para ti, otário!
Mas não: preferem esse papinho conspiratório de vitimização. É por isso que não tenho pena e vivo repetindo: todo castigo para fumante é pouco! Minha abstinência não prejudica ninguém!

Wilson Franco disse...

Sou a favor.........desde que exclua-se da proibição os bares e restaurantes com áreas para fumantes, pois, aí sim, acho que cabe o papo sobre liberdade e etc...

Yúdice Andrade disse...

Wilson, já procurei, mas claro que não encontrei o texto do projeto aprovado na Câmara. Contudo, foi noticiado que os estabelecimentos podem manter áreas para fumantes, desde que isoladas do público abstêmio. Quanto a isso, não tenho nada contra. Estou me lixando se o cara fuma ou não. O que eu não quero é ser prejudicado por ele. Nem que a minha comida fique com gosto de cocô.

Wilson Franco disse...

Sei que em São Paulo não pode! em lugar nenhum..................Pô! não é falta de bom senso?!

Yúdice Andrade disse...

É um problema, sem dúvida, Wilson. Quanto mais dura a medida, tanto mais difícil obter a colaboração das pessoas quanto ao seu cumprimento. Assim, parece-me que o projeto daqui de Belém (a ser verdade o que li) está mais sensato que o paulista.