segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Xá comigo

Apesar de a lei antifumo ser aprovada por oito em cada dez paulistanos, mais da metade da população não quer ocupar o "posto" de denunciante do cigarro. Pesquisa InformEstado e Instituto GPP, realizada com 614 moradores da capital paulista, revela que 78,8% concordam, sem nenhuma restrição, com o cerco à fumaça. No entanto, 64,9% dos participantes afirmam que não pretendem denunciar os locais que permitirem fumar. A delação é tida pelo governo como principal arma para tentar driblar o número restrito de fiscais da legislação, que começarão a multar na sexta-feira.
Leia o restante da reportagem.

Dependesse de mim, todos os estabelecimentos lenientes com o fumo seriam denunciados. Todos, sem exceção, quantas vezes fosse necessário.
Mas, dizem, Deus dá asas para quem não sabe voar.

2 comentários:

Tiago Fernando Martins disse...

Infelizmente é desta forma que a sociedade Brasileira sempre procede. Todos somos a favor de leis que venham nos trazer benefícios, porém pouquissimos são aqueles que de fato se fazem atuantes para que tais beneficios venham a se tornar concretos, sair do plano ideal e se realizarem. É aquela velha máxima de que "se eu tiver que me expor é melhor deixar como está!".

Enquanto o conformismo e o abstencionismo social continuarem vivos em nossa cultura, provavelmente, fatos como estes continuarão comuns, desta forma, se nada for feito, passaremos por um processo de psicoadapatação, então, consequentemente, perderemos, de uma vez por todas nosso senso crítico (que já é escasso).

Esta é nossa triste realidade !

Yúdice Andrade disse...

Sua crítica é altamente pertinente, Tiago, e bem demonstra o seu inconformismo com a situação. Parabéns pelo senso de cidadania. Quem sabe o nosso povo melhore.