quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DNA liberta inocente

Kenneth Ireland (39) passou os últimos vinte anos na cadeia, cumprindo pena por estupro e homicídio. Um facínora, certo? Errado. Um inocente, condenado injustamente, como comprovou agora um exame de DNA. Com um detalhe dos mais importantes: este é o terceiro caso de inocência cientificamente comprovada em três anos, nos Estados Unidos, graças à atuação de uma organização chamada Connecticut Innocence Project. Já pensou se tivesse sido condenado à morte? A verdade nunca viria à tona e a sociedade dormiria toda noite satisfeita, acreditando numa falsa justiça.
Não existe, no Brasil, nada semelhante a essa organização. Muito menos o hábito de usar os recursos tecnológicos e científicos hoje disponíveis para elucidar crimes. Sequer os atuais, com investigações em andamento. Que dirá desencavar dramas antigos! Ireland é um homem de sorte: num país como o Brasil, ele se teria degenerado na prisão e, talvez, virado o bandido que não era. E teria poucas chances numa ação de indenização.
Nessas horas, constatamos que o nosso país está a anos-luz da civilização.

6 comentários:

Aluizio Noronha disse...

Yudice,

O Projeto de lei nº 172/2009 enviado para Assembléia Legislativa pela direção do TJE, emenda o plano de cargos, carreira e remuneração (lei6969-07) e abre um buraco para os atuais e futuros servidores do judiciário. Senão vejamos:

Pelo art. 4º da proposta ficam TRANSFORMADOS 21 cargos de analista Judiciário de provimento efetivo em cargos de livre nomeação e assessoramento, os famosos DAS.
Um das conquistas dos servidores do TJE corre sério risco de desabar com a proposta do art.9º parágrafo único, em que ficam excetuados do percentual os cargos comissionados da Escola Superior da Magistratura. Para entendimento, o nosso Plano de Cargos aprovado no ano de 2008 que determinou que 50% dos cargos DAS sejariam ocupados por pessoal efetivo do TJE, com essa alteração o Diretor da Escola, Conselheiro Milton Nobre, fica liberado para indicar quem lhe convir, visto que os 50% não alcançariam a escola Superior da Magistratura e os Assessores dos Desembargadores.


art. 10º vai mais longe, transforma o cargo de auditor interno em CARGO DE SECRETÁRIO de controle de finanças UMA ESPÉCIE DE XERIFE DAS FINANÇAS, que é ocupadO atualmente pelo sobrinho do Conselheiro, Sr. Emílio Nobre. Por esta medida, os concursados que estão aguardando serem chamados vão ser altamente prejudicados, haja vista, se o projeto for aprovado como tal, vão ser garfadas 21 vagaas de provimento efetivo e diminuir o percentual de 50% em números absolutos.

O SINDJU ESTÁ ATENTO A ESSES ATOS QUE ATINGEM NEGATIVAMRNTE A CATEGORIA DOS FUNCIONÁRIOS DO JUDICIÁRIO PARAENSE

ALUIZIO NORONHA DIRETOR PRESIDENTE.

Alan Wantuir disse...

Justiça tardia é injustiça qualificada e manifesta! rsrsrrs, tou lendo hein professor!!!

Yúdice Andrade disse...

Manifestação publicada, Aluizio. Mas confesso que não entendi qual o seu propósito específico. Seria repercutir a notícia pelos blogs?

E dá-lhe Ruy Barbosa, Alan!

Aluizio Noronha disse...

Yúdice, quem sabe a notícia subiria a ribalta, como diria o Juca...

Yúdice Andrade disse...

Aluizio, para "ribaltear" a notícia, eu precisaria estar mais bem informado sobre o assunto.

Luiz Bentes disse...

20 anos!!!! Acho que isso é também uma pena de morte. Não sei se nosso herói é um homem de sorte. O que sei é que estamos sendo executados nas ruas sem direito a defesa. Isto também não deixa de ser uma pena de morte também.