segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Problema ético

E aquele conhecido colunista de negócios apronta de novo.
Não sei se os responsáveis técnicos pelo Centro de Reprodução Nascer forneceram algum faz-me rir para o rapaz falar bem deles em sua coluna (nem sempre essas notas são espontâneas, certo?). Mas, se forneceram, devem estar fulos. Veja o que o jornalista publicou ontem:

Reprodução
O congelamento de óvulos já é uma realidade em Belém, assim como a escolha de sexo de bebê. O Centro de Reprodução Nascer tem proporcionado o acesso de tecnologia de ponta em reprodução. (destaquei)

Alguém deveria informar ao colunista que manipulação genética de embriões, para definição de quaisquer de suas características, viola um dos mais elementares princípios da reprodução assistida. E a principal característica que os candidatos a pais gostam de definir é o sexo, mas mesmo nesse caso estamos diante de uma violação ética.
Nem o leigo pode alegar ignorância: devido ao escândalo Roger Abdelmassih, maciçamente explorado pela imprensa, quem não sabia ficou sabendo, há poucos dias, que além da ação criminal a que o médico responde por 56 estupros, um segundo inquérito já foi instaurado, justamente para investigar acusações de procedimentos antiéticos, tais como a escolha de sexo dos bebês. Ou seja, o país inteiro já sabe da proibição. Menos o nosso colunista.
Os profissionais que ele tentou homenagear terão apreciado a nota?

Nenhum comentário: