Tome nota: o nome do restaurante é Higashi. Fica na Rua Ó de Almeida, 509, chegando na Presidente Vargas. Aceitei um gentil convite de alunos para almoçar com eles lá. Peguei minha esposa e fomos.
O almoço foi delicioso estritamente no que concerne às companhias e ao papo. A comida é apenas razoável, mas havia alguns itens cujo paladar realmente não me agradou. Até aí tudo bem, pois podia ser apenas uma peculiaridade de minhas papilas gustativas. Podemos dar uma segunda chance a um estabelecimento honesto. Porém, o desfecho do almoço foi bem desagradável.
Havia uma promoção para o rodízio de sushi — aquela coisa de pagar um valor fixo e servir-se à vontade. Naturalmente, o rodízio é individual e quem se serve deve comer sozinho. Trata-se de um procedimento comum e bem compreendido. Todavia, um garçom entendeu que uma das pessoas de nosso grupo estava pegando sushi para que todos comessem. O detalhe é que apenas essa moça e minha esposa comeram sushi, sendo que minha esposa nem quis o rodízio, preferindo o buffet a peso. Portanto, só haveria um rodízio a ser cobrado.
O problema, talvez, seja que nossa acompanhante também pegou bananas fritas e mais de uma pessoa se serviu delas. Naturalmente, esse item está fora do rodízio de sushi, mas foi o bastante para que o tal garçom deduzisse que todos estávamos comendo sushi. O detalhe é que o restante de nós nem sequer gosta dessa iguaria. Uma vez que fomos advertidos e a reclamação era injusta, mandamos chamar o gerente.
Apresentou-se uma das proprietárias do estabelecimento, que chegou explicando as regras do rodízio. Esclarecemos o que ocorrera mas, longe de se sentir esclarecida, a cidadã disse que era melhor cada um pegar a sua própria banana frita, separadamente, o que já me parece uma grosseria. E insistiu que somente uma pessoa pode comer em cada rodízio.
Um dos membros do grupo redarguiu:
— Sabemos disso. Não é a primeira vez que viemos aqui.
E outra completou:
— Não é a primeira, mas pode ser a última.
Sabem o que a proprietária respondeu, na maior educação nipônica? "É bom mesmo!" E virou-nos as costas.
Nosso grupo era composto por 9 pessoas. De inéditos ali, só eu e minha esposa. Os demais costumam almoçar no local, de modo que já são até conhecidos. E mesmo assim não mereceram qualquer cortesia ou respeito. Em qualquer bodega que se preze, há o interesse de agradar o cliente, mesmo que ele não esteja 100% certo. No Higashi, não. Incapazes de controlar o funcionamento do rodízio (e olha que o espaço é pequeno), compete ao cliente provar que está cumprindo as regras. Argumentar não adianta, pois ali existe a presunção de que o cliente é desonesto.
Fomos destratados, na medida em que a dona da casa deixou muito claro que a melhor coisa que fazemos é não mais pôr os pés lá. Pois bem, ela que fique satisfeita, pois eu e minha esposa náo voltaremos jamais. Duvido que algum dos outros também. Primeiro, porque a comida não compensa. Até naqueles restaurantinhos de shopping se come melhor. Segundo, porque sou maltratado apenas uma vez num lugar. Se acontecer, nunca mais volto e levanto a bandeira de alertar o consumidor sobre as canalhices de que pode ser vítima.
Uma refeição é um momento em que você deve e merece estar bem, até em benefício de sua saúde. Não é hora para aborrecimentos que podem tirar sua fome ou prejudicar sua digestão. Por isso, aceite minha recomendação: nunca vá ao Higashi. Ele não merece a sua visita porque, lá, o cliente não é bem vindo.
Existem inúmeros outros lugares onde você pode comer muito melhor e ser tratado como devido e, pasme, inclusive a preços mais baixos. O que mostra não ser um problema financeiro. É um problema de educação, mesmo. De falta dela. Falta de urbanidade, respeito e caráter.
Já escrevi sobre isto aqui no blog: Belém está a milhares de anos-luz de uma cidade com vocação para receber e tratar bem o turista, já que aqui não se sabe como tratar nem os de casa. É um lástima.
Se o nosso ofensor fosse paraense, não faltaria quem lhe jogasse pedras: paraense não sabe tratar ninguém, mesmo. São rudes. São indios. Mas em se tratando de uma senhora de honorável origem japonesa, qual é a explicação?
24 comentários:
Yúdice,
è isso aí, apoiado, eu já havia deixado de frequentar esse restaurante há uns três meses, devido a esse desrespeito com o cliente.
Na época não havia rodízio, mas tabelas diferenciadas de preços, que não tinha o mínimo critério de aplicação, dependia da TPM da japonesa que estava na balança.
Conclusão: não dá para almoçar, aborrecido e mal tratado. Fui!
Ótimo, Yúdice. Vc está de parabéns em alertar teu público sobre estabelecimentos comerciais, como este, que não sabem cuidar de seu maior patrimônio que é o cliente.
Realmente, Belém está muito longe de ser um lugar receptivo aos turistas. Se, nós que moramos na cidade, somos tratados dessa forma, imagine quem vem de fora? É impressionante como dono de restaurante é mal educado por estas bandas, e não é só, até mesmo vendedores ambulantes de côco, refrigerantes, etc, tratam muito mal seus fregueses. Eu já presenciei isto. Agora, por aí vc vê a diferença. Vê se em Fortaleza ou em Salvador cliente é mal tratado. Dúvido. Agora, Belém... É a campeã em falta de educação do povo. Em tudo, no trânsito, no tratamento ao consumidor, e por aí afora. Ainda mais, agora com o "doutor" Dudu na Prefeitura. É isso. Um abraço.
Então vai nesse "chiqueiro" aqui, que fica em frente ao hotel mais "chique" da cidade: http://www.blog.fabiocavalcante.com/?content=detail&id=8
Anônimo das 10h15, outra vítima da mesma espelunca. Então você pode avaliar o que passei.
O drama é esse, mesmo, Márcio. Nossa terra precisa evoluir, mas não dá o menor sinal de que começará esse processo.
Fábio, você não sabe que quem procura acha? Receba minha solidariedade. Deixei um comentário no seu blog.
trabalhei 3 dias no Higashi
e eu mesmu me demitir.
.a gerente (Claudia) e uma pessoa muito iguinorante..
a garçonete (Raquel)puxa saco da JAPONA e uma simples empregadinha lah dentro q neem todos ,e qer cagar na cabeça de quem é novato, ou até de quem ja tem mais tempo q ela ali.
pois nunca ha vii dar um sorriso si quer..e a outra garçonete. menino de cocota..(fernanda)é uma 2ª PUXA SACO daquela JAPONA iguinorante ..(Claudia)
sobre o ministerio da saude..
devem fazer uma vizitinha lah ..
na cozinha,os cozinheiros fazem a comida sem luva e sem mascara..
e ainda fikam conversando e rindo em cima da comida..
o chão da cozinha fika a 2 dedos de agua..uma porcaria.
e os nossos sapatos fika cheio de algua podre da cozinha.
quando saí de lah,fui no pronto socorro de icoaraci pra dar um jeito no meu pé que num tava nada beem..tava parece um pé de defunto.
naum sentia a ponta dos dedos.
e sii eu esfregace ,a parte mais groça da minha pele saia com muita facilidade..
e nos funcionarios,so almoçavam lah pras 3:30 ou 4:00 da tarde..
des das 8 da manha trabalhando que neem escravo..e a galera neurando na minha cabeça..
e pela parte da comida..eles naum deixam os funcionarios levarem pra casa ..que estão nescesitando..
O SUSHI MAN:eu conversando com ele ..e ele fazendo o sushi..
ele pegou o salmão e enchugou no mesmu guardanapo que limpava as mãos e a mesa do balcão que ele fika.
reaproveitam a comida até 3 a 4 dias.
ou vai pro lixo. mais num deixam levar.
pois entaum ..eu tbm aviso.
NÃO ALMOCEM NUNCA MAIS NO HIGASHI.
poly!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu ñ acredito
disso,almocei varias vezes lá mais ñ aconteceu nada disso!!!!!!!!!!!
Poly, a postagem é de maio de 2007. O último comentário, de agosto de 2009. Não sei em que época você almoçou lá, mas espero que as coisas tenham mudado. De minha parte, sustento a minha revolta e não porei meus pés lá, não importa quanto tempo passe.
Sabemos que em todo estabelecimento há os dias bons e os ruins, mas isso explica, no máximo, o paladar na comida. Nunca a falta de educação, consciente e descarada. Quem se acha no direito de agir dessa forma não merece clientela.
Seus bando de ignorantes.....
primeiro lugar, eu conheço muito bem o higashi, e o tratamento la é otimo... eu antes so ia almoçar la, o atendimento é otimo, eles todas as manhas trabalhando suado, pra dar pra voces do bom e do melhor atendimento, e mas os funcionarios que trabalham la vivem muito bem, duvido que em outros restaurantes tenham a mesma mordomia que els tem la.. a claudia que voces tanto falam compra tudom quanto é produto do bom e do melhor, so pra ver voces todos satisfeitos,agora esses funcionario que trabalhou la, nao sabe nem o que ta falando, porque eu cheguei a trabalhar la um tempo, e eu garanto, que uma patroa boa igual a ela ninguem encontra! tenham bom senso, e vao procurar o que fazer.. porque vim num site falar um bando de merda ( coisas que nao tem nada a ver, e nao é verdade) e muito nao ter nada pra fazer, se tao aqui pra ver a pessoa la embaixo( a falencia) saiba que nao conseguem,porque quando agente age desse forma, nao vai acabar com a pessoa, acaba com voce mesmo porque cai sobre si! e mas puxa saco? e ai? segundo lugar, problema é dela se ela for, porque quem vai pagar o salario dela nao é voce! menino de cocota? affz, deixa ela ser o que ela gosta de ser, o jeito é dela e nao seu, ela fica e faz da vida dela o que ela bem entendi!, agora tome consciencia, e vao trabalhar porque falar mal, do proximo e das pessoas é a coisa mas ridicula que ja vi,nao to puxando saco de nenhuma dessas pessoas, porque nao tenho e nem quero nada em troca!sem ofender ninguem, mas poxa se põe no lugar da pessoa, iria gostar que botassem o seu nome num site te ridicularizando? TENHO CERTEZA QUE NÃO,NAO VIM PRA OFENDER NINGUEM, MAS SO PRA CONSCIENTIZAR VOCES DE UMA COISA!! FICA COM DEUS.! BEJOS
Lara, considerando o tamanho e o teor da sua indignação, cheguei a pensar que você era a dona do estabelecimento. Depois pensei que era a própria Cláudia, que eu não conheço, nunca vi e de quem nunca falei.
Deixei claro que a minha fúria com o estabelecimento se deu graças a um episódio específico. Não sei como o restaurante era antes nem como ficou depois. Só sei que jamais retorno a um lugar onde fui maltratado, ainda mais com o nível de má educação e menosprezo que ocorreu nesse episódio concreto.
O Godo tem suas raivas pessoais e você, seus amores pessoais. A mim, não preocupam os primeiros nem os segundos. Só exijo respeito como consumidor e cidadão. O Higashi não terá o meu perdão.
Yúdice Andrade => TEOR DE minha indgnação? Não sou a dona do estabelecimento, e muito menos a claudia, mas te garanto uma coisa, se eu fosse ela teria orgulho de mim, sabe porque, porque em vez dela ta aqui perdendo tempo, ela trabalha o dia inteiro, fora que ainda tira tempo pra ajudar o proximo ( sem nada em troca) olha, se não conheces a claudia, nunca viu, e nunca falou, esperimenta conversa com ela, vas mudar a sua opnião. AGORA vc diz "o paladar na comida" ja viu pra falar? sabe o que ta falando?,as vezes as pessoas falam de uma forma, e entendemos de outra, amores pessoas?por quem, to dando a minha opniao, e dizendo o que é certo, não sou parente, nem muito chegada de nenhum deles, mas se to aqui dizendo isso, é por fui muito bem tratada com respeito la, e não admito que fale uma coisa que não é verdade,tá se afirmas tanto isso garda pra ti, agora vens perder o teu tempo num site fulera, pra isso, ah pelo amor de deus né, agora voce diz "higashi não merece meu perdão" filho pra quem diz isso, é porque tem raiva doentiu, sem nexo! agora esquece isso cara, e retira todos esses comentarias, porque passado é passado, ou vives de passado?, quem vive de passado é museu! fica com deus
O site "fuleiro" agradece as suas duas visitas e até mesmo a sua defesa veemente do restaurante e da pessoa maravilhosa de coração mencionada. Espero que o Higashi continue atendendo bem os seus clientes fieis e que a moça continue ajudando todos os necessitados que possa. No mais, já expliquei o meu ponto de vista e nada tenho a acrescentar, mesmo a quem não entendeu ainda.
Não vivo de passado, mas de respeito. E realmente acredito que confiança é algo que só se perde uma vez.
Isto é tudo.
Hj pela manhã estava procurando na internet um restaurante em Belém com rodizio de comida japonesa e vi este blog, mesmo após eu ter lido os comentários liguei para Higashi para vê se eles serviam rodizio, mas a mulher que atendeu disse ñ e desligou na minha cara isso é o que eu chamo de educação. AH lembrando que foi para o Higashi da 25 de setembro que liguei número 32362257...Ainda bem que liguei antes...kkkkkkkkkkkk
Que coisa, A LªRª defende tanto o Higashi... Sabe tanto acerca de toada a vida dos funcionários... Recomenda até que retornemos a tal lugar pra conhecer melhor (julgo que assim como ela), mas ela se diz neutra. DUVIDO MUITO. Se sou maltratado em qualquer ambiente que seja não mais retorno a ele nem de graça, imagina pagando!!
Tem tanto lugar bom, aconchegante a de bom atendimento que tenho certeza que ninguém precisa se prestar a ser maltratado!
Na dúvida toma um tacacá, pois na grande maioria dos pontos de venda existe bom tratamento e atenção ao cliente.
LªRª, teu peixe aqui não se vende... Procura outra freguesia.
Realmente, José, foi a melhor coisa teres ligado antes. Inclusive porque, se houvesse rodízio, talvez tivesses te aborrecido muito nele.
Thiago, entendeste perfeitamente o meu ponto: ninguém é obrigado a suportar desrespeito, ainda mais em um estabelecimento que deveria ter interesse em atender bem.
Grato pela lúcida manifestação.
Nossa, acabei de ligar pra lá.. e realmente comprovei que ela é ignorante! pra passar uma informação é essa ignorância toda que acaba tirando a vontade de ir ao local.
Nossa, Larissa, esta postagem tem quase cinco anos e o que você nos informa é que o nível continua péssimo. É realmente uma pena. Contudo, o prejuízo é menos do consumidor, que pode usufruir de outros restaurantes do gênero - com comida boa, de preço justo e bom atendimento - do que dos próprios donos. Mais cedo ou mais tarde, eles vão acabar percebendo isso. Ou não, já que têm clientes, ainda.
Tá aí um restaurante que eu indico: Bombom de alho ( da Boaventura, próx 9 de janeiro).R$ 25,00 kg, super aconchegante, ótimo atendimento, boa comida e um suco de morango delicioso!!!!!! Vale a pena conferir!!!
Uma ex cliente, voltando a discussão Restaurante Higashi da Ó de Almeida 509. Não fui vitima mas presenciei o mal atendimento, alem da dona ou gerente como destacam, mas amigos de tantas datas confirmam que se trata da Dona do estabelecimento, cujo seu nome é Claudia Wada, a pessoa distingue cliente pela aparência ou classe social e isso me indignou, ao ver como a mesma tratou uns cliente ao lado de minha mesa, foi horrível,apos presenciar fiquei o tempo todo comentando e olhando e realmente a comida não é de suas melhores existem muitos lugares bem menos equipado e com muito sabor, enfim e a mesma grita com funcionário, parece que estão com pressa, tem uma aparência de o tempo todo ta suada e quando fomos pagar um obrigada robótico nossa pior que atendente de telemarketing, E meus amigos disseram que eu ainda nao vi nada que no outro estabelecimento da Avenida 25 de setembro com a timbó, la que é pior tem uma japonesa forte que trata mais mal ainda a do caixa, ao menos no outro a de lá foi ate a mesa, esta em questão super grossa, que ainda tem uma irmã alta que é super suada que fica no churrasquinho, fiquei boba com o relato e que so vão pela cerveja gelada. Peço desculpas a Lara, mas o nosso amigo Yudice com todo o seu direito de expressar o maus trado que sofrerá no local. E quanto ao ex funcionário, acredito que também esteja falando a verdade a respeito da higiene, pois não seria tão insano assim. Viva aos paraenses que são mais calorosos e sempre estão dispostos a atender os paraenses e pessoas de fora de nosso Estado apenas por serem um cliente conhecendo o estabelecimento e não pelo que aparentam ou pela quantidade que consomem Abçs a todos Ass.: Dra. Alice
Agradeço o seu reforço ao meu protesto, prezada Alice. O objetivo nunca foi esculachar ninguém, mas apenas alertar as pessoas. Afinal, somos consumidores, não moleques. É inadmissível visitar um restaurante e ser tratado como nestes episódios aqui relatados.
Poxa uma pena , o assunto se deviou pra preconceito dizendo japona, uma coisa q Paraense gosta mt é fazer rodinhas e ficar rindo da desgraça dos outros , talvez tenha inveja de ver pessoas trabalhando pra viver , pq aqui paraense trabalha por obrigação pq é um povo preguiçoso.Não digo tds mas infelizmente paraense fica longe de ser pessoas educadas trabalhador
Se vc não gostou q fale ,mas nao jogue lenha na fogueira , realmente existe mt Maria vai com as outras.Eu sou do tipo q vou ver com os proprios olhos . Existe aqule ditado a propaganda de boca é a melhor. O q falamos devemos nos responsabilizar e se um dia fechar aquele restaurante vai ver foi vc tb q começou com a propaganda..........NAO DESEJO MAL A NGM 1 PQ A INVEJA NAO ME PERTENCE.2 PQ NAO TENHO TEMPO PRA FICAR FALANDO MAL DOS OUTROS E MT MENOS FAZER FOFOQUINHAS. FIQUEM COM DEUS.
Das 10h37, leia o meu comentário anterior, imediatamente acima do seu: nunca quis achincalhar ninguém e lamento que hoje, na Internet, todo mundo pareça sempre pronto para a guerra! Por isso, não visto a carapuça que você apresenta. Aliás, já conheço a estratégia dos anônimos, que entram na conversa como novos participantes, mas nem sempre são tão novos assim.
Fiz uma crítica contundente porque fui destratado. O estabelecimento mereceu a crítica. Quem lida com o público tem que estar pronto para isso. Acho muito engraçado que apareçam aqui pessoas defendendo o Higashi mas, curiosamente, nenhuma destas menciona os fatos que narrei; não opina sobre eles, não diz se era justo me tratar como fui tratado. Sintomático, não?
Caso queira "ver com os próprios olhos", fique à vontade. Não digo que não o faria, a depender do que me fosse contado. Mas se um dia o restaurante fechar, não será por minha culpa, não. Isso é ridículo, ainda mais tendo transcorrido mais de 5 anos desde a postagem. Francamente.
O higashe é ótimo em tudo...
Essa Lara deve ser a tal funcionária que puxa saco da dona, ou a própria dona, tem um interesse enorme e uma fúria tremenda ao defender o estabelecimento e seus administradores e colaboradores, dá para perceber que ela levou esse assunto para o lado pessoal. Só sei que quando um ou dois falam, pode até ser fofoca, mas quando a maioria fala, é porque existe verdade. Então, por tudo que já li a respeito do Higashi, de uma coisa eu sei: Jamais irei lá. E comentarei sobre essas postagens com meus amigos e familiares para preveni-los de serem constrangidos.
Bom dia Yúdice hoje o restaurante higachi não existe mais nesse endereço eu arrendei e estou tendo o maior problema porque ela não tira o endereço do higachi da pagina do goolgle. Está complicado de eu anunciar o meu restaurante que se chama Vintage.
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