quarta-feira, 30 de maio de 2007

Amanhã é o Dia Mundial sem Tabaco

Publicado por O Liberal de hoje, com notícias da Agência Etado:

Organização quer proibição do fumo em locais públicos fechados
ALERTA: Fumaça do cigarro mata cerca de 200 mil trabalhadores
A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs ontem a proibição mundial do fumo em locais de trabalho e lugares públicos fechados. A agência da ONU disse que isso reduziria a exposição de não-fumantes à fumaça, o que pode provocar doenças cardiovasculares e respiratórias fatais.
'A evidência é clara, não há nível seguro de exposição à fumaça do tabaco', disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em nota prévia ao Dia Mundial Sem Tabaco, que transcorre amanhã. 'Muitos países já agiram. Peço a todos os países que ainda não o fizeram que dêem este passo imediato e importante para proteger a saúde de todos', afirmou. Vários países europeus, inclusive França, Espanha, Irlanda e Portugal, estão entre os que já adotaram tais proibições.
A OMS, com sede em Genebra, disse que suas recomendações se baseiam em três estudos sobre o fumo passivo, dois deles feitos nos EUA e o outro, da Agência Internacional para a Pesquisa sobre Câncer. Segundo a OMS, cerca de 200 mil trabalhadores morrem por ano devido à exposição à fumaça no trabalho, enquanto 700 milhões de crianças, cerca de metade das que existem no mundo, respiram ar poluído pela fumaça de cigarros, especialmente em suas casas.
A agência diz que o tabaco é a principal causa de mortes evitáveis no mundo. O número de fumantes continua crescendo rapidamente nos países em desenvolvimento.


DOENÇAS
Apesar das várias doenças provocadas pelo cigarro, o médico José Magalhães Melo, um especialista em saúde pública que atua em Belém, diz que a proibição de fumar em todos os locais públicos fechados do mundo deve ser posta em prática em consenso com toda a sociedade. 'É claro que todo médico de bom senso acha essa idéia muito simpática, porque ninguém melhor que o médico para conhecer os males provocados pelo uso do cigarro, mas, quando se trata de uma proposta que vai atingir as pessoas no mundo inteiro, ainda que com o melhor dos objetivos, acho que nada melhor que haver diálogo, para que as pessoas realmente saiam em defesa da idéia', disse o médico.
Segundo Magalhães, a simples proibição não funciona se não estiver associada a programas de educação e orientação da população. 'Acho que só com educação e informação desde cedo sobre os malefícios do cigarro, é que se pode criar e fortalecer uma cultura de não fumar, de preservar a saúde mantendo a distância de cigarro e outras drogas', ressalta o médico.

Fica dado mais este alerta contra uma das maiores pragas do mundo. De minha parte, ao contrário do médico citado na matéria, não quero nem saber de consenso: tem que proibir e punir severamente. Quem não gostar que vá para algum lugar onde seja bem vindo.

2 comentários:

Unknown disse...

Sou fumante mas concordo com o endurecimento e a completa proibição do vício em lugares públicos. Radical.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Isto só demonstra, caríssimo Juvêncio, a tua boa educação e civilidade. Não precisamos impor nossos vícios ao restante da humanidade, certo?
Abraços ainda mais respeitosos.