quarta-feira, 2 de maio de 2007

Sugestões de infraestrutura

Você já passou pela Rodovia Arthur Bernardes, no trecho que vai do aeroporto/vila militar ao bairro da Pratinha, à noite? Dá medo, principalmente quando chegamos às lombadas e temos que reduzir a velocidade até quase parar, expondo-nos ao risco de algum assaltante pular do matagal alto em redor e nos surpreender, de arma em punho. Indefensável.
Na ida, estava bastante atento e, na volta, já de madrugada, sinceramente nervoso. Observar pessoas de bicicleta ou até mesmo a pé parece um tanto quanto surreal. Perguntava-me se estariam amedrontados, naquela situação.
Acredito que não custaria muito caro implementar as seguintes medidas:

1. Iluminação pública: no trecho, só há um ponto iluminado, em frente aos portões que dão acesso às unidades militares ali existentes, eis que estamos na cabeceira da pista do aeroporto. O resto é breu, aumentando o risco de atropelamentos, colisões com algum veículo parado sem estar com as luzes acesas, ou com as lombadas não sinalizadas, ou ainda com buracos — que atualmente não existem, embora o asfalto não seja dos melhores.

2. Delimitação de ciclofaixas, de ambos os lados da via, com a indicação aos ciclistas de que devem trafegar sempre pelo mesmo sentido do tráfego.

3. Instalação de peças luminescentes, úteis mesmo na falta de iluminação pública, pois refletem os farois dos automóveis, permitindo a correta identificação das faixas de rolagem e linhas de bordo, além das ciclofaixas.

4. Construção de calçadas largas, também em ambos os lados da via, que além de assegurar o local adequado para os pedestres caminharem, impediria que o mato chegasse à beira da pista. Junto com a iluminação, reduziriam o esconderijo de eventuais criminosos, que poderiam ser avistados com um mínimo de antecedência, facilitando a defesa.

Não sou engenheiro de trânsito, urbanista ou qualquer coisa que me permitisse entender desse métier. Sou apenas um cidadão que passou pelo local, viu o problema e acredita que as providências acima seriam úteis, principalmente para as pessoas que usam a via diariamente. Agradeço as contribuições que forem dadas, sobretudo as técnicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Yúdice, você sempre atento a tudo. Essa é a diferença de seu blog.
Bjs.

Anônimo disse...

Um projeto com as características descritas , está sendo executado pela SEURB, e deverá estar pronto num período máximo de 60 dias.

Yúdice Andrade disse...

Ah, nem tanto assim, Cris. Você que é muito gentil.
Caro anônimo, agradeço a informação. Como esta é uma cidade em que nada acontece, espero que o projeto seja efetivamente executado até o final. E espero como cidadão, não como interessado direto, porque não passo por aquele local. Mas a comunidade em geral merece que a obra fique pronta. Você disse 60 dias? No começo de julho passarei por lá só para ver o que aconteceu. E noticiarei aqui o que vir.