quarta-feira, 16 de maio de 2007

O horror

300 milhões de dólares por dia. Este é o custo da manutenção das tropas americanas no Iraque. Por dia, companheiro.
Segundo as indigestas informações que vi no Bom Dia Brasil de hoje, para começar mal o dia, até agora a Guerra do Iraque custou 750 bilhões de dólares. Se somarmos os 92 bilhões da Guerra do Golfo (1991), os 650 bilhões da Guerra do Vietnã (1), os 691 bilhões da Guerra da Coreia (2) e a recordista, II Guerra Mundial (3), com seus 3,2 trilhões de dólares, chegaremos a um montante, em números absolutos, de

5.383.000.000.000 (cinco trilhões, trezentos e oitenta e três bilhões) de dólares.

Tudo isso, gasto de 1939 para cá, ou seja, num espaço de 68 anos, menos do que o tempo de vida de muita gente boa e produtiva que ainda está por aí.
Se tal valor houvesse sido empregado em atividades econômicas úteis à humanidade, p. ex. tecnologia de ponta, como estaria hoje a economia mundial? O que a ciência teria descoberto, que ainda não se obteve por falta de recursos ou mesmo de esforços para produzir ciência para a paz? Teriam os computadores se popularizado uma década mais cedo? Teríamos superado a dependência do petróleo décadas atrás? Teríamos feito viagens espaciais além da Lua? Teríamos mapeado o genoma humano com tanta antecedência que hoje haveria cura para doenças que ainda afligem os povos? Teríamos encontrado uma solução para alimentar, com dignidade, todos os habitantes do planeta?
Perguntas que jamais terão resposta. Assim como também não se responde acerca dos custos humanos da guerra. A matéria cita 3,2 mil soldados americanos e mais de 70 mil civis iraquianos mortos desde março de 2003. Além da perda em si e seus impactos emocionais, como viverão as famílias depois? Estarão os iraquianos na indigência e os americanos, pendurados em pensões toscas pagas pelo governo?
Custos da guerra. A expressão soa até surreal.
Definitivamente, o senhor da guerra não gosta de crianças.

(1) Iniciada em 1958 com a invasão de Laos pelo Vietnã do Norte, mas os Estados Unidos se imiscuiram a partir de 1964. Especula-se que, desse ano até o final da guerra, cerca de 2 milhões de vietnamitas morreram.
(2) De 1950 a 1953, com estimativa de 3,5 milhões de mortos.
(3) De 1939 a 1945, com perdas humanas na casa dos 60 milhões.

3 comentários:

Ivan Daniel disse...

Tô besta com esses valores!

Unknown disse...

Meu deus, com em pensar que com 380 reais uma família vive por um mês aqui no Brasil... daria pra manter (mal, vale deixar claro) quase 66 mil famílias por ano, 790 mil por mês, com o que é gasto em um mês de guerra. Uma vergonha, uma triste vergonha.

Unknown disse...

Correção:

O valor da matéria é em dolar, as contas são em reais, logo, multiplique-se as famílias por 2, o que daria mais de 1,5 milhão de famílias por mês, e 132mil famílias por ano, com o que é gasto em um mês no Iraque. Ou então, mantenham o número de famílias, e dobrem o valor (760 reais), o que já é uma excelente quantia para quem vive com 380 (a maioria).
Triste.