quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Virgens wanted

Num mundo em que não têm faltado exemplos, o pseudodocumentário Virgens wanted, dirigido (ou "cafetinado") por um australiano chamado Justin Sisely, nos conduz ao que me parece, até segunda ordem, o rés-do-chão da degradação humana voluntária. De acordo com o que tem sido amplamente divulgado pela imprensa, montou-se uma espécie de reality show acompanhando algumas semanas da vida da brasileira Catarina Migliorini e do russo Alexander Stepanov, correspondentes aos seus últimos dias de virgindade. Os dois foram leiloados e arrematados pela Internet e deverão manter relações sexuais cuidadosamente regulamentadas com seus compradores.
A desproporção entre as mercadorias é um show de horrores à parte. Em ambos os casos, houve poucos lances (provavelmente, por razões econômicas e logísticas), mas Migliorini recebeu 15 contra apenas 8 do russo. Ao final, ela foi arrematada por 780 mil dólares, o que equivale a mais de 1,5 milhão de reais. Já Stepanov não valeu mais do que 3 mil dólares ou algo em torno de 6 mil reais.
Disseram-me que o desvalor masculino se explica por dois motivos: a impossibilidade de comprovar a virgindade e o fato de que os homens, arrematantes da moça, são mais "tarados". Pode ser. Mas que a diferença gritante induz a um desconforto sobre o valor do homem no delicado mercado da intimidade, lá isso induz.
Um detalhe: 7 dos 8 concorrentes por Stepanov, inclusive o arrematante, são brasileiros. Por que será? Aliás, o moçoilo andava receoso de ser adquirido por um homem e, devido ao uso de pseudônimo, não se sabe o sexo do vencedor. Mas não adianta reclamar: contrato é contrato.
Eu não sei o que pensar disso tudo. Só me incomoda profundamente que as pessoas estejam aceitando tão tranquilamente valer cada vez menos como pessoas e membros de uma sociedade, qualquer que seja. E fazendo tudo sempre às claras. Os dois serão sempre lembrados como pessoas que se prostituíram perante a rede mundial. Triste.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Yúdice, depois de tanta corrupção, essa notícia é que menos chocou-me.

Pelo menos esses dois não estão prejudicando ninguém que não a eles mesmo.

E eu espero que o prazer dessa menina em ganhar tanto dinheiro, supere o desprazer de ter sua primeira relação sexual com um desconhecido...

E cada uma que acontece...

Anônimo disse...

Essa foto da moça tá desfavorecendo ela. É muito mais bonita. O japa que arrematou já deve tá ansioso.