terça-feira, 22 de maio de 2007

Qual é a sua prioridade?

Ao acessar o sítio das ORM hoje, deparei-me com um vistoso banner da Prefeitura de Belém. A legenda é a seguinte:

VILA DA BARCA
Programa habitacional é a maior revolução e evolução social da história de Belém.
O que antes era palafita e sofrimento vai ser lar e inclusão social.

Pelo visto, como as ORM perderam a mamata do governo do Estado — e até foram penalizadas, semana passada, com a supressão de uma publicidade sobre a inauguração do Hangar, em retaliação às matérias publicadas sobre o convênio do governo com o Aero Clube —, estão se virando com a prefeitura, que precisa desesperadamente promover-se junto à opinião pública.
A publicidade em questão não faz nenhuma menção ao fato de que a Vila da Barca está inserida num projeto do governo federal, para urbanizar áreas de palafitas, dando dignidade às populações pobres e protegendo o meio ambiente. Não se trata, portanto, de uma iniciativa da prefeitura e, mesmo com contrapartidas, os recursos para as obras são essencialmente federais.
Ignora também que o projeto, por maior e mais relevante que seja, provavelmente não excede a macrodrenagem da Bacia do Una, cujos impactos sobre a cidade — nas áreas de habitação, saneamento, meio ambiente e trafegabilidade, dentre outras — ainda não encontraram paralelo.
Por fim, a publicidade também ignora que, segundo divulgado pela imprensa há poucos dias, a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teria ficado irritada com a Prefeitura de Belém por suprimir, da relação de projetos a receber recursos federais, alguns já em execução, citando-se justamente o da Vila da Barca, substituídos pelo Portal da Amazônia, em relação ao qual o sedizente prefeito tem interesse pessoal e eleitoreiro.
Quando clicamos no banner, somos levados ao sítio oficial da prefeitura e nos deparamos com uma gritante manchete: "Belém tem melhor gestão administrativa segundo pesquisa Brasmarket". Em letras menores, acrescenta-se que isso se refere à Região Norte.
Pergunto: alguém acredita na Brasmarket?
Ai, esses publicitários...

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, há também uma outra informação relevante: O projeto, a captação do recurso e a sua implantação é do governo anterior, do Edmilson.

Anônimo disse...

Caro Yudice,
Estou atualizando o Blog depois de uma longa abstinência. Conto com sua colaboração na divulgação e nos sempre proveitosos comentários.
Abraços
Lauande

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, grato pelo acréscimo altamente relevante.
Lauande, já passei por lá. Bem vindo de volta.