quinta-feira, 28 de maio de 2009

IX Semana Jurídica

O curso de Direito do CESUPA acabou de completar dez anos de existência. Tenho orgulho de participar dessa empreitada desde o seu segundo momento. Digo "segundo" porque, àquela altura, a disciplina Direito Penal, que leciono, começava no terceiro período, por isso iniciei minhas atividades apenas em fevereiro de 2000, quando a primeira turma chegou ao seu segundo ano.

Sem nenhum exagero, posso dizer que acompanhei cada momento desse curso o que não deu certo (seria impossível que não houvesse), o que deu (felizmente, muito mais coisas, como as opiniões externas estão a revelar). É, de fato, gratificante participar de toda a história de um projeto tão grandioso. E participante ativo que sou, eis-me ministrando um dos seis minicursos ofertados na IX Semana Jurídica, que homenageia o Prof. Ney Sardinha, constitucionalista e um dos mais respeitados nomes de nosso mundo jurídico, merecidamente e sem nenhum favor.

Estava eu lá, esta tarde, num auditório com muito mais gente do que o programado originalmente o que é bom, claro, mas está me dando um trabalho para adaptar meu planejamento inicial a um público superior àquele com que contava.

Durante a semana, além dos minicursos*, teremos exibição de filmes com temáticas selecionadas (o nosso "Cine Tribuna"), apresentação de artigos científicos de nossos alunos, lançamento de livros e de revista eletrônica e, no sábado, o III Seminário Internacional, sob o tema "Teoria do Direito e sustentabilidade", com conferência do nosso professor homenageado e dos professores franceses Emmanoel de Croy Channel, Michel Verpaux e Otto Pfersmann, acompanhados dos colegas Lise Tupiassú Merlin, Jean Carlos Dias e Paulo Klautau Filho.

Podemos dizer que o melhor de dois mundos estará reunido para nos proporcionar um dia de grande aprendizagem e reciclagem.

Parabéns ao curso e aos organizadores do evento.

* Os minicursos, além do meu, sobre execução penal, versam sobre: "A personalidade jurídica: transexualidade" (Prof. Bruno Brasil), "Políticas públicas e proteção ambiental na Amazônia" (Profa. Luciana Fonseca), "Direito e literatura russa no século XIX" (Prof. Sandro Simões), "Pluralidade de partes processuais" (Prof. Michel Ferro) e "Gadamer e Wittgenstein e a virada linguístico-hermenêutica" (Prof. André Coelho).

Folder do evento.

Nenhum comentário: