sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um exemplo para a juventude brasileira

Quem diria. Eu, que detesto reality shows (não a ideia em si, mas o que se apresenta por aqui), não tenho como negar que virei fã de O aprendiz (agora Aprendiz 6: universitário). E, de quebra, virei fã de Maytê Carvalho, a acadêmica de publicidade e propaganda de Guarulhos demitida ontem, em meio a uma lamentação geral, que você vê em foto com o apresentador Roberto Justus, no dia em que proclamada a primeira escolhida para integrar o elenco do programa.
Caçula entre os participantes, aos 18 anos Maytê é também caloura (está no 2º período do curso). Essas características a colocaram na condição de mais inexperiente e por isso menos adequada a vencer o programa dentre os então remanescentes (é o que me parece, mas não é a minha opinião), a tal ponto que ontem Justus mencionou que ela pode ter sido encarada como "café com leite" pelos concorrentes, o que me parece ter ocorrido em mais de uma ocasião. Mas esse rótulo foi desafiado pela menina, que se mostrou empenhada, segura quanto aos seus objetivos e muito inteligente. Seus adversários a reconhecem como a participante de maior cultura geral dentre todos, o que se notou no quiz, quando as duas equipes deram um show de ignorância, não sabendo ou errando coisas banais. Ela foi a que mais acertou. Foi bonito vê-la dando pulinhos de alegria, qual uma criança, comemorando os acertos seguidos que garantiu a sua equipe.
Além do mais, Maytê é muito articulada, fala muito bem e tem uma grande capacidade de raciocínio e argumentação. Figura frequente nas salas de reunião (a equipe perdia, não ela especificamente, apesar de ter liderado tibiamente duas vezes), defendia-se com classe, elegância e veracidade. Era melhor do que todos os outros na hora de se defender e por isso acabou conquistando o ríspido Roberto Justus, que se empolgou com as qualidades da moça. Ele a adotou e ontem, num ato falho, traiu esse sentimento, ao dizer que não pretendia ser o "advogado de defesa" dela. Mas ele a defendeu, mesmo quando ela, indicada como a mais fraca na prova, pelos três adversários, limitou-se a menear a cabeça, sugerindo que reconhecia as críticas como procedentes. Como bem disse o conselheiro Cláudio Forner, apesar de ótima candidata, o combustível está acabando e ela não consegue mais transformá-lo em resultados.
Mas a maior qualidade de Maytê me parece ser o caráter. Vejo-a como uma adolescente idealista e de certo modo ingênua, mas muito consciente de seus objetivos de vida. Justamente o que falta à generalidade dos jovens de hoje. Por isso, assinei embaixo quando Justus a classificou como um exemplo para a juventude brasileira. Minha esposa disse que ficará feliz se nossa filha se tornar uma jovem com a educação, a conduta e o caráter de Maytê. Concordo.
Faltou dizer da dignidade com que ela recebeu a demissão. Em seu semblante, demonstrava saber o que viria. Já chorava antes mesmo de Justus, incomodado e se desculpando, bater o martelo. Serena, recebeu dele um incomum abraço de despedida e, revelando bastante sobre sua personalidade, agradeceu a oportunidade e se declarou honrada por ter participado.
Infelizmente, ela não se tornará uma celebridade nacional, pois saiu de O aprendiz e não do famigerado BBB. Sua imagem não será vendida às massas como alguém a ser admirado e imitado, porque esse é o caminho reservado pela mídia irresponsável às popozudas, cachorras e afins que sempre acabam enfeitando as paredes de borracharias. Só que ela merece ser admirada e imitada. Daqui, deste bloguinho lido por cerca de 100 pessoas ao dia, nada que me torne candidato ao título de melhor blog do mundo (nem sequer o melhor da rua), mando minhas homenagens entusiasmadas a essa valorosa moça, desejando que, de algum modo, ela tome conhecimento do que escrevi a seu respeito.
Felicidade e sucesso sempre, Maytê!

PS De quebra, botei no forno um comparativo entre o BBB e O aprendiz. Lá pelo domingo devo publicá-lo.

4 comentários:

Anônimo disse...

É Yudice, infelizmente estes exemplos que deveriam ser massificados e levados a uma abrangência maior, ficam restritos a poucos que ainda possuem gosto para as melhores escolhas de programas televisivos, não gosto do Justus , ele é pedante e egocentrico, porém o programa que comanda e uma luz nas trevas da televisão aberta no nosso País.
Quanto ao BBB infelizmente ainda iremos aturá-lo por muito tempo , a poucos dias li uma noticia que dizia que o faturamento de tal programa que dura 03 meses e maior do que o da REDE TV durante o ano todo e chega a fatura um trimestre inteiro da Band e do SBT. Isso leva a praga acima citada a um sucesso financeiro imenso e o PLIM PLIM vive disso você sabe.

Abraço.
Sergio Lopes.

Yúdice Andrade disse...

Sergio, é a velha história de contra a força bruta não haver resistência. Se essa porcaria é lucrativa, não temos como nos livrar dela. Mas, quem sabe, em futuro algo próximo essa pressão toda diminua. Aliás, a pressão por glamourizar essa gente já é uma consequência da perda de audiência das últimas edições. O sucesso do BBB9 diz respeito aos anunciantes do horário, mas não à quantidade de televisores sintonizados no canal (mesmo que isso pareça contraditório).
Comparo com as micaretas. O mundo parava por causa delas. Hoje, felizmente, a coisa arrefeceu (acho que só na Bahia que não). Já inventaram até as micaretas indoor: justifica-se com a alegação de oferecer maior segurança o acondicionamento do público reduzido num espaço menor.
Se as micaretas podem minguar, o BBB também pode. Quero crer nisso. O problema é que a Globo vende essa josta 25 horas por dia. E até as emissoras concorrentes compram, porque em seus programas de futilidades falam dos participantes todo dia. Na linha fale-mal-mas-fale-de-mim, o BBB ganha do mesmo jeito.
Um abraço.

Vladimir Koenig disse...

Yúdice, seu blog pode não ser o melhor do mundo, mas está entre os três melhores para mim. O trabalho e a família não têm dado muito tempo para navegar... Por isso, leio todo dia o "Arbítrio do Yúdice", o "Kibeloko" (é engraçado! hehehe) e a "Folha de São Paulo" (tá! não é um blog, mas eu leio como se fosse. Não sou assinante do impresso faz muito tempo, porque sou assinante do UOL e fiquei acostumado e ler a Folha pela internet. Mas, como não consigo mais ler por inteiro, passo a vista pelas matérias e leio o que me interessa. Por isso não classifico mais como leitura de jornal e enquadrei em "blog" hehe).
Abraços,
Vlad.
P.S.: Agora que sei em qual sala trabalhas, quando estiver passando por lá dou um pulo no teu gabinete pra te dar um abraço. Você é uma daquelas pessoas que se gosta "de graça" mas que, infelizmente, as atribulações e atribuições cotidianas não permitem que possamos bater papo com frequência, apesar de termos muitos amigos em comum.

Yúdice Andrade disse...

Vlad, fico muito honrado com a tua avaliação, pois sei que um cara inteligente e culto sabe gastar bem o seu tempo inclusive nas horas de lazer. Agradeço entusiasmado a aprovação, torcendo por continuar a merecê-la.
Tua avaliação pessoal é ainda mais recompensadora. Um grande abraço.