terça-feira, 5 de maio de 2009

Racismo no Orkut: toma-te!

Os psicopatas que usam a Internet como um território propício para suas sandices que seu cuidem. É cada vez mais frequente o número de chamamentos à responsabilidade por seus atos, o que eu acho ótimo. Isso é absolutamente necessário para permitir, às pessoas de bem, uma navegação sem danos na web.
Veja o caso:

04/05/09 – MPF denuncia brasileiro que praticava nazismo e racismo pelo OrkutR.C. era membro de uma comunidade racista e em sua casa foram apreendidos materiais de divulgação do nazismo
O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou, no último dia 30 de abril, R.C, de 21 anos, por ter praticado, induzido e incitado a discriminação e o preconceito de raça, cor, etnia, religião e procedência nacional por meio do site de relacionamentos Orkut.
Segundo as investigações, o denunciado era membro da comunidade, hospedada no Orkut, "Mate um negro e ganhe um brinde", composta por 16 pessoas, e que veiculava mensagens racistas e nazistas. Em um tópico, cuja discussão era qual seria o "brinde" mencionado no nome da comunidade, R.C postou, em transcrição literal, o seguinte: "deveria ser a eliminação d todos eles e proibir a internet gratis sei la como eh neh siegheil camaradas".
Após a identificação do usuário pela empresa Google Brasil, a Justiça Federal autorizou a busca e apreensão na casa do denunciado. Lá foram apreendidos, também, uma série de materiais de cunho nazista, tais como desenhos remetendo à suástica, folhas impressas com imagens de Hitler e correlatas, um DVD com o título "Skinheads - Força Branca" e o livro "Diário de um Skinhead", entre outros.
"A Procuradoria da República em São Paulo já ajuizou outras ações por crimes de ódio praticados na Internet. Os usuários brasileiros da rede mundial de computadores precisam saber que a Internet não é 'terra de ninguém', e que os crimes cometidos em redes de relacionamento como o Orkut serão investigados e punidos, na forma da Lei", disse o procurador da República Sergio Gardenghi Suiama, autor da denúncia.
Segundo a Constituição brasileira, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível e a pena para quem incita a discriminação ou o preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional através da Internet é de 02 a 05 anos. Os demais usuários da comunidade que postaram mensagens de cunho racista são de outros Estados e estão sendo investigados em outros inquéritos policiais.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: