Fotografia afanada do Facebook alheio, mas por uma boa causa. Garotas, ensinem os rapazes a sorrir! |
Quando a notícia começou a correr na sala dos professores, ontem à tarde, nossa alegria pelo sucesso dos nossos pupilos foi temperada com um curioso ufanismo papa-chibé porque, afinal, as coisas para nós, paraenses, são sempre tão difíceis. Trabalha-se tanto e com tão pouco reconhecimento; não apenas os de fora nos diminuem como os de dentro fazem o mesmo. Na metade de baixo do país, não conseguem entender nem a diferença entre Norte e Nordeste.
Recordo-me de quando estava na faculdade de Direito da minha querida UFPA e um amigo foi participar do ENED (Encontro Nacional dos Estudantes de Direito). Em dado momento, um sujeito lá das bandas de baixo se referiu com desprezo ao Pará e arrematou dizendo "Eu nem sei onde fica esse tal de Pará". Meu amigo, com quase 1,90m, voz de trovão e tolerância zero, foi logo perguntando se ele nunca tinha estudado Geografia. E note que era um universitário.
O fato é que os universitários ligados à pesquisa em direitos humanos nunca mais se esquecerão do Pará. Porque aqui se trabalha com afinco, com dedicação e paixão, espírito de grupo e solidariedade.
Minhas melhores homenagens aos acadêmicos da Universidade Federal do Pará e, com um carinho especial, paternal, aos nossos pupilos do CESUPA, que deram o melhor de si desde que a clínica começou a funcionar. Boa parte da primeira geração já se graduou, mas deixou um legado tão sólido que a equipe atual, formada por alunos que já integravam o grupo e por novatos, chega que nem pororoca!
E, claro, parabéns aos queridos professores que orientam esses jovens maravilhosos.
4 comentários:
Parabéns a todos. Muito bom ver como nossa região está fortalecida na área de Direitos Humanos. Homero Lamarão Neto
Professor, apenas uma pequena retificação: A etapa mundial do concurso ocorre em Washington, na American University - Washington College of Law.
Ademais, de fato, temos que comemorar, E MUITO, tanto o resultado para os queridos alunos do CESUPA, quanto a final paraense. Como disse um dos integrantes do NPJ-DH: "DEU AÇAÍ NO RIO DE JANEIRO!"
Mais cedo ou mais tarde, os valores de nosso Estado serão, finalmente, reconhecidos.
Abraços, e parabéns ao senhor também, afinal, faz parte, diariamente, da formação dos acadêmicos do CESUPA.
Ahahahahahahah Tua mãe não te vende, anônimo?
Considerando como as pessoas se acostumaram à violação deles, Homero, e passaram a achar tudo não apenas normal como necessário, é preciso fortalecer as mentes das novas gerações.
Grato pela correção, Fernando, que já processei no texto. E quanto aos motivos para comemorar, a opinião é geral, então não há dúvida de que eles existem.
Obrigado pelo reconhecimento e Parabéns pela merecida vitória dos alunos representantes do CESUPA. Como um dos alunos representantes da UFPA, declaro-me honrado de ter dividido os palcos da Final com uma equipe também paraense.E que fique claro: a partir de agora, terão uma forte (e conterrânea) concorrência em Washington! Parabéns novamente!
Postar um comentário