sábado, 5 de abril de 2008

Bandejão

Inaugurado ontem o Restaurante Popular de Belém, primeiro de três estabelecimentos do gênero que devem ser implantados no Estado e que segue um modelo já adotado em outras unidades federativas: comida decente a preços acessíveis: apenas R$ 2,00, de olho no trabalhador que precisa assegurar a própria saúde em condições adversas. Numa cidade em que milhares de pessoas são fieis consumidoras dos nefastos compretos — salgado e suco por R$ 1,00, com direito a maionese, catchup e pimenta (colocando Belém como a capital nacional do câncer de estômago), a iniciativa é bem vinda.
Mas para ser realmente bem vinda, o restaurante deve se preocupar em seguir a orientação de nutricionistas e não repetir os péssimos hábitos alimentares dos belenenses. Para começar, não se mistura macarrão com arroz. Além de ficar uma porcaria, ambos são essencialmente carboidrato, o que inviabiliza uma dieta balanceada. Não interessa que o povão adore a mistura: não é saudável.
Na inauguração, estavam presentes o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (!), Patrus Ananias; a governadora Ana Júlia e aquela infelicidade que se diz prefeito de Belém. Na foto publicada no jornal, ele aparece atracado com a comida, mostrando que é um homem do povo. Coisas de ano eleitoral. Já Ana Júlia deixou-se fotografar com seu largo sorriso na frente da bandeja, mas não comendo. Claro, meninas vivem obcecadas com dieta.

Nenhum comentário: