domingo, 27 de abril de 2008

No Veroca

Vez em quando, eu e minha mãe vamos ao Ver-o-Peso comprar peixe no Mercado de Ferro. Sempre em manhãs de domingo. Pode não ser o melhor dia, mas é quando posso. Em nossas andanças, já encontramos de tudo: mercado desabastecido ou fartura; pouca ou muita variedade de peixes à venda; preços elevados ou em conta. Até hoje, graças a Deus, só não vimos confusão. Nossas idas lá têm sido marcadas pela tranquilidade.
Hoje foi dia de comprar mais um estoque e, desta vez, valeu muito a pena. O mercado estava abastecido e tínhamos à disposição várias opções: pirarucu, tambaqui, dourada, pescada amarela, tucunaré, gurijuba, tamuatá, mapará e pargo, este oriundo de alto mar. E os preços estavam convidativos. O quilo da dourada, por exemplo, estava 6 reais mais barato do que na feira da Tavares Bastos, o que deixou a d. Jacimar indignada. Sábado que vem os peixeiros vão escutar...
Dividindo a quantidade de peixe que compramos pelo dinheiro gasto, concluímos que, em média, gastamos R$ 5,91 por quilo. Duvido que pudéssemos fazer uma tal economia em outro lugar. Por isso, o bom e velho Ver-o-Peso, definitivamente, não é apenas um ponto turístico (maltratado). Ele ainda é — e espero que seja sempre — uma alternativa de real para adquirir alimentos frescos por preços condizentes.
E, de quebra, ainda nos permite ver algumas cenas pitorescas que, infelizmente, deixei de registrar porque não tinha uma câmera fotográfica no momento. Não sou do tipo que gosta de sair para fazer compras mas, abstraindo o cheiro, eu até me divirto nessas idas ao Veroca.
Depois, foi só passar no japonês que vende frutos do mar e completar a festa. Neste momento, olho com prazer para quatro dos alimentos que mais me deixam feliz: salmão, pirarucu, tambaqui e camarão, não necessariamente nessa ordem. Para mim, um deleite.
Bom domingo a todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor,lí no blog do Zé Carlos do PV, que o ex-prefeito Edmilson Rodrigues estará lançando um livro dia 29/04 às 18:00hs,no vadião da UFPa.Seria também o lançamento de sua tão esperada(minha)candidatura a prefeitura de Belém ?

Yúdice Andrade disse...

Meu caro, como ainda há tempo para os anúncios de candidaturas e essas coisas costumam ser confirmadas na última hora, acredito que não haverá lançamento algum.
Todavia, político não dá ponto sem nó. Quando fora do poder, eles precisam aparecer de vez em quando, a fim de testar a sua receptividade junto ao eleitorado. É um teste de popularidade e, portanto, de capacidade de votos.
Lançar um livro é uma boa maneira de fazer esse teste. Não pode ser considerado como propaganda eleitoral extemporânea e ele estará em seu habitat natural, a UFPA, de onde é professor. Supostamente, estará apresentando o resultado de seus anos de estudo, o que também é bom, pois mostra que é um sujeito preparado. A eleição de Lula, que é uma exceção, mostra que o eleitorado brasileiro adora um currículo.
Estou certo de que essa é a função real, porém não declarada do evento. Afinal, em meio aos estudantes, ele possivelmente será aclamado, o que facilita o uso eleitoral do fato, mais tarde, na linha, já chegou nos braços do povo.
Quem quase não terá tempo na propaganda gratuita tem que se virar como pode.

Anônimo disse...

Realmeente o LULA e exceção a isso tudo que mencionaste. Infelizmente no caso dele parece que ele tem uma couraça de teflon , nada do que ele faz ou diz (todas as barbaridades do governo) pega. Um dia ele poderia dar essa receita mágica que só faz aumentar sua popularidade. Acho que tem haver com carisma, identidade, exploração da necessidade do povo(Bolsa escola,Bolsa trabalho, Bolsa família e etc..), o que você acha professor.Abraço.

Alan Carneiro.

Yúdice Andrade disse...

Já pensaste se nós tivéssemos a mesma capacidade de atrair simpatias que Lula, Alan? Talvez estivéssemos ricos!