sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ver para entender

Conheci pessoas revoltadas com o fato de sermos, nós, humanos, descendentes dos macacos. Aprendi na escola que a evolução das espécies decorreu da sobrevivência dos mais fortes e, por toda parte, sempre escutei que os seres humanos são os mais evoluídos da natureza.
Nada disso é verdade, contudo, segundo Horácio Higushi, coordenador de Museologia do Museu Emilio Goeldi, e responsável em Belém pela exposição Unidade na diversidade: a teoria da evolução completa 150 anos.
Através de uma parceria com o Museu Nacional do Rio de Janeiro e com o Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo, o Goeldi abre hoje essa valiosíssima exposição, que ficará em Belém até julho e que ajudará corrigir muitas distorções, que ajudaram a comprometer a credibilidade da teoria de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. E é um alento para quem, como eu, lamenta não dispor de um museu de história natural daqueles bem grandões.
Programa imperdível, sem dúvida. E obrigatório para estudantes. O ingresso custará apenas 3 reais, dando acesso ao adorável espaço do parque. A exposição em si ocorrerá no prédio da Rocinha.
Eu vou.

3 comentários:

Aldrin Leal disse...

Não somos "descendentes dos macacos".

Isso é um silogismo falso que os criacionistas inventaram.

O que somos, isso sim, descendentes da mesma linha evolutiva dos macacos.

Mas, parando pra pensar, isto não apenas os humanos e os macacos, mas também toda criatura que possui coluna vertebral, esqueleto, e é amamentada possui (à exceção, é claro, dos Ornitorrincos).

Qualquer pessoa um pouco mais letrada em lógica seria capaz de compreender. Mas opa, a turma do Design Inteligente não é tão inteligente assim... :)

Yúdice Andrade disse...

Aldrin, não entendi a do "design inteligente". De resto, compreendo onde queres chegar.

Anônimo, preste atenção nas letras vermelhas na coluna à direita.

Aldrin Leal disse...

O "Design Inteligente" é uma nova roupagem do que chamávamos de Criacionismo. :)

Ah, uma favor: Você pode comentar a postura do Carlão neste vídeo? Seu insight seria interessante.