quinta-feira, 24 de abril de 2008

Também temos processo digital

Há quase dez meses, comentei acerca da instalação do primeiro fórum virtual do Brasil, em São Paulo. Pois bem, é meu dever — e minha satisfação — dizer que, desde o último dia 12 de março, Belém já faz parte de um grupo ainda seleto, que conta com a mesma condição.
A notícia não é nova, como se vê, mas se não lhe foi dada a devida importância, entre os jurisdicionados, é bom dar maior divulgação.
Atualmente, 17 tribunais estaduais já instalaram algum órgão para processo exclusivamente digital, sem papel — essa grande evolução da nossa praxe judiciária, que segundo o juiz Vanderlei de Oliveira Silva, titular da 3ª Vara do Juizado Especial Cível, pode reduzir o tempo de tramitação da causa para 33 dias, que é a média nacional.
Trata-se da implementação do PROJUDI, um software desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça que, com o tempo, deve ser ampliado para um número maior de órgãos jurisdicionais. Fará a diferença, com certeza.
A 3ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém funciona na Av. José Bonifácio, 1777, Guamá (entre Conselheiro Furtado e Mundurucus).

2 comentários:

Sergio Lopes disse...

Amigo, o processo judicial eletrônico, com certeza será uma ferramenta indispensável para a entrega da tutela jurisdicional em tempo hábil. Nos, que trabalhamos no judiciário, devemos ter uma visão modernizadora da justiça , chega de tramitações processuias demoradas e carcomidas em processos judiciais anacrônicos, que levam anos para uma solução que muitas das vezes já não amparam o direito de quem pleiteia.
Quanto aos comentaristas anônimos que tanto lhe afligem com comentários obtusos e desairosos, não se amofine ,amigo, como dizia o grande colunista de outrora "Os cães ladram e a caravana passa".
Abraço.

Yúdice Andrade disse...

Sérgio, todo dia, manuseando autos processuais, a mente fervilha enquanto identifico um monte de coisas que simplesmente não deviam existir. São tantos carimbos, certidões, assinaturas, rubricas, conferências, etc. Quanto tempo se perde com isso? Seria tão mais fácil se as coisas simplesmente andassem. Com o processo virtual, creio, essa parafernália pode ser substituída pela segurança de que o ato foi praticado por alguém que tinha a senha para acessar o sistema. Infinitamente melhor. E não provoca rinite.
E os cães ladram, sim. Mas graças a Deus já inventaram a anti-rábica. Abraço.