quarta-feira, 30 de abril de 2008

Que viaaaaaaaagem!

Você conhece este homem?

Já ouviu falar em Albert Hofmann? Ele era um químico suíço e morreu ontem, aos 102 anos, em sua casa, vitimado por um ataque cardíaco.
Sua fama não advém da longevidade, mas do fato de ter sido a primeira pessoa a sintetizar o composto do ácido lisérgico dietilamida, que o mundo inteiro conhece pela sigla LSD (mais fácil de pronunciar do que o seu nome original, em alemão, Lysergsäurediethylamid), considerado um dos mais poderosos psicotrópicos conhecidos.
A molécula do LSD-25

Nos anos 1960, quando a porralouquice tomou conta do mundo, o LSD assumiu um papel de destaque, pois mesmo em pequenas quantidades causa uma intensa excitação dos sentidos. Era assim que os maluco da época faziam as suas viaaaaaaaaaaagens, mano. Leia-se: tinham alucinações. E achavam que era Deus, Rá, os Espíritos, as forças cósmicas ou os alienígenas se comunicando espontaneamente.
Os efeitos do LSD duravam de 6 a 14 horas. Além da alta capacidade de viciar, a droga provoca gravíssimos danos neurológicos e alucinações até mesmo vários anos após a interrupção do consumo.
Mas, por favor, tenham em mente que Hofmann agiu de boa fé. Ele descobriu acidentalmente os efeitos da droga e realizou suas pesquisas com a esperança de que ela pudesse ter aplicações medicinais, no tratamento de doenças mentais. Infelizmente para todos, a droga acabou sendo adotada como mãe pelos doentes mentais.

Nenhum comentário: