quinta-feira, 19 de março de 2009

Conselho da Comunidade

Existem sete órgãos destinados a realizar ou a colaborar com a execução penal, nos termos da Lei n. 7.210, de 1984 (art. 61): o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o juízo de execução, o Ministério Público, o Conselho Penitenciário, os departamentos penitenciários, o Patronato e o Conselho da Comunidade. Esses órgãos são conhecidos apenas pelos iniciados na matéria e mesmo assim pouco. Sobre o último deles, diz a LEP:

Art. 80. Haverá, em cada comarca, um Conselho da Comunidade, composto, no mínimo, por um representante de associação comercial ou industrial, um advogado indicado pela seção da Ordem dos Advogados do Brasil e um assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais.
(...)

Art. 81. Incumbe ao Conselho da Comunidade:
I – visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca;
II – entrevistar presos;
III – apresentar relatórios mensais ao juiz da execução e ao Conselho Penitenciário:
IV – diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.


O Conselho da Comunidade, portanto, além de ajudar o Judiciário, o MP e as direções de casas penais a tomar suas decisões e a estabelecer políticas de atuação, ainda se destina a conseguir apoio material para a população carcerária  ambiente marcado pelo abandono e descaso das autoridades (preso não vota) e por isso mesmo transformado no caldeirão diabólico que é.
Por causa dessa ausência de infraestrutura e investimento, a atuação dos órgãos executivos da sociedade civil costuma ser um tanto quanto errática. Mas, felizmente, aqui em Belém, o Conselho da Comunidade está ativo. Funcionando no prédio do fórum criminal, além do trabalho que o justifica, decidiu também levar informação à sociedade. Para isso, foi criado um blog, esta excelente ferramenta de comunicação.
Para saber o que é, a que se destina e quais as ações do nosso Conselho da Comunidade, visite:

6 comentários:

Hevelin disse...

Meu caro, acabei de encontrar seu blog. Adorei! Muito obrigada!!

Yúdice Andrade disse...

De nada, persistente. Fiquei com a impressão de que você é ligada ao conselho. Estou certo?

Frederico Guerreiro disse...

Boa iniciativa.

CCRMB - disse...

Em nome do Conselho da Comunidade de Belém te presto as merecidas homenagens pelos seus elogios e apoio. O Conselho sempre terá suas portas abertas para você. Acompanhe sempre os nossos trabalhos pelo blog.
José Otávio Nunes Monteiro
Conselheiro Presidente
8899-1309

CCRMB - disse...

Grato pelo seu apoio ao Conselho da Comunidade de Belém. As portas estão abertas para você no Conselho. Abraço.
José Otávio Nunes Monteiro
Conselheiro Presidente

Yúdice Andrade disse...

Pedindo desculpas pela demora em responder ao seu comentário, externo o meu convencimento de que somente com o funcionamento efetivo e cumprimento das entidades mencionadas na LEP poderemos ter uma chance de virar esse jogo tão adverso.
Sem dúvida, na primeira oportunidade quero ter a oportunidade de conhecê-los melhor.
Sucesso!