segunda-feira, 30 de março de 2009

Stop the pigeon!


Primeiro, inventam tecnologias para melhorar a vida das pessoas. Depois, utilizam essas mesmas tecnologias para prejudicar as pessoas. Então são criadas tecnologias para bloquear ou inviabilizar o uso deletério das mesmas. E ficamos nessa interminável batalha, em que cada lado dá seus passos de cada vez.
Posso exemplificar com a tecnologia de comunicação via telefone celular, criada para permitir as inúmeras utilidades que nem preciso indicar. Mas eis que presidiários de alta periculosidade passaram a usar esses aparelhos para comandar, mesmo da prisão, suas atividades criminosas. Com o tempo, foi surgindo toda uma parafernália de bloqueadores, regras de segurança e outros que tais, na expectativa de impedir o abuso dos criminosos. Mas é como eu disse: cada lado avança uma casa. E a jogada da vez, pelo lado dos bandidos, foi rir da cara das autoridades e, enquanto todos esperavam o novo lance high tech, eles lançaram mão de um artifício tão inesperado quanto eficiente: pombos-correio.
Há pessoas que duvidam da existência dos pombos-correio. Pensam que é invenção de desenho animado. Muito pelo contrário. Na verdade, o animal nem sequer é uma espécie diferente. Trata-se da mesma Columba livia domesticada, que foi treinada para tarefas úteis aos humanos, partindo-se de uma característica inerente aos pombos: voltar ao próprio ninho, mesmo que para isso seja necessário percorrer grandes distâncias. Por isso, ao contrário do que pensam alguns, tais pombos não são capazes de ir para todos os lugares que desejemos mandá-los. É necessários levá-los para algum local e, dali, soltá-los com a encomenda, que eles deixarão em sua jornada de volta para casa.
Curiosamente, ontem mesmo eu lia uma revistinha sobre os desenhos Hanna-Barbera e fiquei sabendo que a Esquadrilha Abutre (do desenho a que alude a primeira imagem, acima, a que por sinal jamais assisti) vivia perseguindo o pombo porque ele transportava planos secretos, nos quais os vilões queriam por as mãos.
Já que a onda retrô chegou ao mundo da bandidagem e os cabos de aço impedem o pouso de helicópteros, mas não de pombos, nos pátios onde os presos tomam sol, é melhor que as autoridades paulistas, em especial as de Sorocaba, comecem a buscar aves no céu.
Para incentivá-los, cantem comigo:

Mutley you snickering floppy
eared hound
when courage is needed, you're
neer around.
Those medals you wear on
your moth-eaten chest
should be there for bungling
at which you are best.

So stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
Howww?

Nab him
jab him
tab him
grag him
stop that pigeon now!

You, silly, stop sneaking it's not
worth the chance
for you'll be returned by the
seat of your pants
and clunk, you invent me a
thingamybob
that catches that pigeon or
I lose my job

So stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
stop the pigeon
howww?

Nab him
jab him
tab him
grab him
stop that pigeon
now!

2 comentários:

Jean Pablo disse...

Mutley!!!

Faça alguma coooisaaa!!!

hehehe

Saudades do tempo em que este desenho animavam meus inícios de manhã.

Abraços!!!

Yúdice Andrade disse...

Curiosamente, nunca vi esse desenho, mas adorava a "Corrida maluca" e outros tantos da Hanna-Barbera. De fato, dá saudade daqueles tempos de bons desenhos animados, sem patricinhas de Beverly Hills ou sequências intermináveis de socos.