sexta-feira, 27 de março de 2009

Sem imagens impactantes


A miserável da Souza Cruz conseguiu uma liminar judicial para suspender resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA que a obrigava a apresentar, nas embalagens de seus produtos, imagens tétricas sobre os malefícios do cigarro.
Talvez preocupada em combater a propaganda enganosa ainda que do governo e destinada a proteger a saúde dessa gente desmiolada que fuma e de suas vítimas, os fumantes passivos , a empresa alegou que as imagens "não correspondiam à realidade". Eram situações inventadas ou forjadas, tais como o suposto feto abortado, que seria apenas um bonequinho de borracha.
Faltou a fabricante de presuntos dizer, com todas as letras, que o tabagismo efetivamente provoca todas as incontáveis doenças que se lhe atribuem, inclusive aquelas que apareciam nos maços de cigarro, ainda que para fins meramente ilustrativos. E que isso não muda pelo fato de as imagens serem montadas. Faltou falar nos custos sociais e econômicos do tabagismo, em mortes, mutilações, incapacitações, atendimentos na rede pública de saúde, aposentadorias e pensões, etc.
O engraçado é que o McDonald's bote divulgar suas campanhas destinadas a nos convencer de que seus hambúrgueres são, realmente, do tamanho que aparecem nas fotos.
Seja como for, nunca botei fé nessa dramaticidade do governo. Nunca houve um fumante que deixasse de acender um cigarro por se deparar com uma imagem daquelas. A coisa virou até piada, como naquela em que o sujeito rejeita um maço retratando impotência sexual e pede "me dá aquele do câncer, mesmo!"
É por isso que, no caso específico do tabagismo, sou contra campanhas educativas. Defendo a repressão pura e simples, mesmo. Com execração pública.

5 comentários:

Julio Lourinho disse...

Ainda bem que parei de fumar...abraços...

Gabriel Parente disse...

Sinceramente, essas imagens não sensibilizam ninguém. Falo isso porque já fumei, mas vi é algo absolutamente sem sentido. O fato é que com foto ou não, as pessoas vão fumar - vide os cigarros importados, onde apenas aparecem uma ou duas frases antifumo.

Agora, não querendo defender fumantes ou a empresa do tabaco, mas há uma diversidade de produtos nocivos à saúde que ninguém se importa em noticiar. Exemplo disso, o próprio Mc Donalds, que vende seus sanduíches mundo afora, não tem interesse em divulgar o quão sujos são seus vegetais, visto que alface e tomate, junto com o morango, são uns dos produtos da agricultura mais imundos, tóxicos que existem (claro, quando não são lavados). São produtos repletos de agrotóxicos e outras coisas artificiais. Esse, inclusive, é mais um dos problemas do cigarro. A Souza Cruz, nas suas enormes fazendas de plantação de tabaco, não quer perder um pé de folha de fumo. Claro, então, que ela capricha no veneno.

Eu duvido MUITO que o Ronald se preocupa em deixar a alface e o tomate de molho no vinagre pro bem das crianças. Duvido.

(Já fumei e como, raramente, no Mc Donalds. Não sou hipócrita, apenas sei que os fatos estão aí)

Anônimo disse...

Frescura.
Quem não fuma é fresco.
Entendam: fresco de saúde.
Ah!Ah!Ah!
Vocês pensaram outra coisa, não é?
Ó gente maldosa.
Frescura.
Maravilhosa a postagem.
Muito fresca.
Frescura mesmo.
Zé da frescura.

Carlos Barretto  disse...

Marrento!
Rsssssssss

Yúdice Andrade disse...

Melhor coisa que fizeste, Júlio. Precisas de saúde para correr com a Marcella.

Então concordamos em dois aspectos, Gabriel: as imagens de nada adiantavam para fins de prevenção ao tabagismo e a publicidade de comida ruim também é nociva e deveria ser combatida.

Nada, Barretto. Felizmente, já nos entendemos acerca desse pequeno ponto de discordância entre nós!