sábado, 21 de março de 2009

Voando para Manaus

Não faço a menor cerimônia em dizer  aliás, em repetir  que não vejo a hora de a Azul Linhas Aéreas começar a operar aqui em Belém. Afinal, depois que a aviação comercial de âmbito nacional neste país ficou restrita a TAM e Gol, as coisas ficaram bem difíceis para o consumidor de transporte aéreo.
Em países onde o acesso do cidadão a seus direitos, mesmo quando muito básicos, é instável  inclusive por conta da incipiente, ineficiente e até conivente, quando não corrupta, atuação do poder público , caso do Brasil, só mesmo a velha lei da concorrência para dar algum alento a quem gostaria de ser tratado com alguma dignidade.
Crescendo rápido como era seu plano e como todos sabíamos que aconteceria, a nova companhia começou com apenas três destinos e em apenas três meses já os expandiu, como mostra a primeira imagem, chegando inclusive à Região Norte do país. Mas não Belém, claro. A Azul está voando para Manaus, a metrópole da Amazônia. Aproveite para conferir, na segunda imagem, como se pode atravessar o país (Navegantes fica no nordeste de Santa Catarina) por apenas 599 reais.
Corre um boato de que os aviões da Embraer podem chegar por aqui no próximo mês de junho, mas não é nada além disso mesmo: um boato. Contudo, Paulo Janot, presidente da Azul, desde o primeiro momento explicou que abriu a empresa porque nos Estados Unidos se ganha dinheiro com aviação, mas não como no Brasil. Portanto, se assim é, espero que ao menos o gosto do rapaz por dinheiro o motive a chegar nestas paragens.
Tenhamos em mente que isso precisa ocorrer logo, antes que a grana efetivamente no cofre promova o mesmo efeito já vivenciado pela Gol: chega companhia de baixo custo e depois bota as manguinhas de fora, no preço e no atendimento.

6 comentários:

Unknown disse...

Quanto tempo...

Fazia tempo que não ficava na internet por muito tempo. Tinha até esquecido do Blog do Yúdice! hehehe.

Outro dia lembrei do Kibeloco. Daí, automaticamente, lembrei desse.

Quanto a Azul. Tomara mesmo que começa a operar por essas bandas. Está caro mesmo viajar de avião mesmo.

E o pior é que eles fazem tanta propaganda das promoções (que contemplam alguns gatos pingados), que faz parecer que, realmente, é barato se viajar de avião no Brasil.

Rafael Amarante disse...

Prof, "me" somo a sua torcida pela chegada da Azul a Belém, especialmente por saber que o produto oferecido é infinitamente melhor que GOL e TAM. Ela segue o estilo da sua irmã americana, a Jetblue, disponibilizando, em quase todas as aeronaves, sistema de entretenimento a bordo, com monitores individuais. De início, a programação exibida é gravada, mas até o final do ano, em parceria com a Direct, será oferecida programação ao vivo, por meio de vários canais de cable tv. E a melhor parte: o preço chega a ser ínfimo, se comparado com o que é cobrado pelas demais. Precisamos de uma nova transportadora em nosso aeroporto com máxima urgência, principalmente depois que a TAF pendurou as chuteiras.
Abraços!

Anônimo disse...

A aquisição de milhares de dicionários da lingua portuguesa feita pela SEDUC não lhe soa estranho? até porque não houve critério nenhum,senão vejamos:sem licitação;preço maior que o praticado no mercado;beneficiou somente uma editora;inversão de prioridade e principalmente a mudança ortógráfica.

Como uma secretaria que deveria cuidar da educação,me compra dicionários no ano da mudança ortográfica?quanta irresponsabilidade!

Yúdice Andrade disse...

Que maldade, CT! Só porque não fazes mais as minhas provas? Ahahahahah
Espero que voltes sempre.

Caro Rafael, estou de olho justamente nos mundos e fundos que a Azul promete, a começar pelo prometido maior conforto das aeronaves. Só o fato de não haver poltrona do meio já ajuda muito.
Abraço.

Concordo, anônimo, naturalmente.

Anônimo disse...

A Azul veio para deixar tudo blue! TENHO informações fidedignas de que a ANAC tem se esforçado para agilizar as solicitações das empresas aéreas.
Alguns anos atrás havia muito mais burocracia para uma empresa aérea ser homologada, hoje com a nova mentalidade da Agencia a tendência é melhorar e aumentar a concorrencia que obviamente nós consumidores agradecemos.

Yúdice Andrade disse...

Pois eu espero, anônimo, que essas informações se confirmem. Mas não basta as novas companhias serem homologadas: é preciso que elas cheguem aqui na terrinha!