O sermão da montanha (versão para educadores)
Naquele tempo, Jesus subiu um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:
— Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
— Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
— É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
— Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
— Vai cair na prova?
João levantou a mão:
— Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
— O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
— Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
— Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
— Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
— Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
— Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
— Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
— Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
— Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
— Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes?!"
Engraçadinha. Mas ficaram faltando alguns pontos importantes, tais como:
- Alguém do Império questionando Jesus acerca de sua titulação e atualização do currículo Lattes;
- Um aluno pedindo abono de faltas, apesar de ter faltado por desídia;
- Um aluno dizendo que tem uma viagem marcada para a Mesopotâmia e pleiteando antecipação de prova;
- Um aluno se fazendo de leso quanto a ter perdido um trabalho devidamente negociado com a turma e pedindo para a sua prova valer dez;
- Jesus tentando decodificar garatujas na prova escrita.
4 comentários:
Falou Judas Iscariotes recebendo 30 dinheiros para ouvir o sermão no lugar de algum romano...
Amigo, desculpa. Claro que não é "falou", é "faltou". Foi mal.
Vesti a carapuça do aluno pedindo antecipação de prova porque está com viagem marcada para a Mesopotâmia. Professora Emilia que o dia. rsrs
É fácil de perceber, Francisco. Tenho certeza que todos perceberão. E, de fato, a sugestão foi oportuna.
Estou sabendo da tua Mesopotâmia, Maíra. Tinha gente chorando além da conta após a primeir avaliação da Emília por causa disso.
Postar um comentário