O filme é estrelado por Diane Lane (Procura-se um amor que goste de cachorros, Sob o sol da Toscana, Mar em fúria, etc.) e pelo oscarizado Tim Robbins (Sobre meninos e lobos, Um sonho de liberdade, O jogador, etc.), que vivem o casal Pat e Bill Loud, que parecem prósperos e felizes ao aceitarem se tornar um paradigma para a sociedade, sem ganhar dinheiro para isso. Mas como diz o próprio Gilbert, em tom profético, na frente de uma câmera, as verdades aparecem. E diante das câmeras, começa a se desenrolar um drama familiar que culmina com um divórcio assistido por 10 milhões de pessoas. Parte desse drama, o primogênito do casal, Lance, é hostilizado por sua homossexualidade.
Após a exibição da série, um ano depois das gravações e do rompimento nada amistoso entre Pat Loud e Craig Gilbert, os americanos começam a ver como uma família perfeita pode ser bem diferente do esperado, com suas mentiras, traições, frustrações e preconceitos. Os Loud caem em desgraça e precisam reagir, o que fazem através de programas de TV.
Cinema Verité é um O show de Truman sem o elemento absurdo. É um evento possível (tanto que aconteceu), no qual um cineasta e produtor inescrupuloso mente e manipula pessoas ingênuas com um único propósito: conquistar audiência e retorno financeiro para seu programa, ainda que ao custo da perda da privacidade de uma família, cujo sofrimento é explorado impiedosamente. Lembre-se que nunca antes fora feito um programa do gênero, por isso os Loud simplesmente não têm onde se agarrar.
À esquerda, a versão 2011. À direita, os verdadeiros Loud. |
Gilbert desenvolve com Pat uma relação de confiança que beira a sedução e, graças a isso, consegue dirigir suas emoções para culminar no divórcio, manipulando-a em nome das mulheres que precisam de sua ajuda para se livrar de casamentos fracassados. Um cínico, que acabou sofrendo sua própria desgraça: An american family foi seu último trabalho.
Sorrindo, Gilbert engana a família Loud |
"A família é eterna. Ela é vista no formato das orelhas ou nas iniciais esculpidas nas árvores. Nem divórcio ou TV podem destruí-la. Nós continuamos de pé. Com orgulho."
Lance Loud, 1997
Você entenderá perfeitamente o filme se ler esta resenha.
- An american family no IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0211195/
- An american family, uma coletânea de clips no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=sF3bs4xvbYg
Um comentário:
Filme incrível com ótimos atores. Mostra a dignidade de uma família nada perfeita mas que se mantém unida e apostando na verdade.
Uma mãe sensacional.
Vale a pena ver.
Postar um comentário