segunda-feira, 11 de julho de 2016

Chegando aos 41

Ainda me soa estranho, mas cheguei aos 41 anos. E, parafraseando Zeca Baleiro, considerando que já tenho uma filha e uma cachorra, reúno motivos para ser "tão feliz quanto os felizes". Embora eu realmente não estivesse em clima de comercial de margarina.

Nunca me importei com o meu aniversário. Mas, ano após ano, escutei que o dia do nosso nascimento é o mais importante do ano. Ela realmente acreditava nisso e repetia esse mantra, na esperança de um dia me convencer. Este ano ela não repetiu, não disse nada, não me acordou cedo, não desejou que eu continuasse sendo "esse bom filho", não lamentou o fato de eu estar a 3.600 Km de casa, etc.

Não acordei triste. Fiquei triste quando me lembraram de sua ausência, agora há 9 meses. Mas toquei adiante, porque, enfim, não temos muita alternativa.

Horas mais tarde, em um lugar de beleza estonteante, em meio a vegetação nativa, encontrei um oratório. Minto: na verdade, eu sabia que ele estava lá e fui até ele. E ali precisei ficar uns minutos. Há muito tempo que não faço mais orações. Não vejo mais sentido nisso. No entanto, naquele momento, fiz o que de mais perto posso chegar de uma oração. É a segunda vez que o faço. Não penso em deuses, santos, anjos ou em qualquer força transcendental. Penso simplesmente nela. Converso com ela: diretamente com minha mãe. Se há mesmo alguém por aí ouvindo, deve ser ela.

Espero que meus pensamentos a tenham alcançado. E que, de algum modo, eu possa receber o seu beijo de boa noite. E seguir meu caminho, trilhado não mais como filho, mas como pai. Que eu possa ser um bom pai.

De permeio, recebi muitas e muitas bênçãos, sendo elas as manifestações carinhosas de diversos amigos, que tornaram meu dia mais alegre. Por tantas coisas belas ditas, o meu agradecimento comovido. Não há como negar que sou privilegiado.

3 comentários:

Ramon Bentes disse...

Professor Yudice,

meus cumprimentos pelo natalício. Felicidades, Saúde e Paz.

Ramon

Anônimo disse...

Parabéns, Yúdice!

Lá vai um abraço aqui do interior de SP... de quem te admira e adora seus escritos! Muitas alegrias pra você e sua família!

Tenho certeza que sua mãe, de onde estiver, estará feliz por ver o ótimo pai/homem que ela criou.

Muito amor! <3
Tati

Santa Suellen disse...

Parabéns! Tenha muitas alegrias, paz, amores, felicidades e luz!!!