sexta-feira, 12 de junho de 2020

Eles existem

Ontem, o professor de Educação Física da escola de minha primogênita covidiou, como tenho dito. Faleceu devido à covid-19. Um rapaz de apenas 38 anos, casado, pai de dois filhos, o mais velho chegando à pré-adolescência. Júlia ficou chorosa, tendo a dimensão de que, sim, essas coisas acontecem perto de nós. E até conosco.

Hoje foi a vez da psicóloga de meu irmão, alguém que o ajudou muito e por quem ele tem enorme gratidão. Ele lhe escreveu uma mensagem, na qual lembrava que ela não foi apenas um número. Deveras, foi um ser humano e segue sendo o foco do amor de muitas pessoas.

Há pouco, amigos queridos passaram aqui na minha porta e pararam para me cumprimentar. Eles no carro, baixaram os vidros para trocarmos umas poucas palavras. Eu, na calçada, mantendo mais de um pirarucu de distância, como necessário. Todos de máscara. É o que temos para hoje. Eles são pais de duas crianças, de 8 e 5 anos. Eu tenho duas meninas, uma entrando na adolescência e outra, de meros 2 meses. Precisamos nos resguardar muito.

Estou desanimado. Enquanto o presidente genocida segue em suas políticas de morte e violência, governadores e prefeitos vão afrouxando as medidas de isolamento porque, passados mais de 3 meses, a economia volta a ser o fiel da balança. A curva de contágio está caindo na Região Metropolitana de Belém, eles dizem, Lamento, mas não acredito. E mesmo que esteja, com esse bando de loucos socializando nas ruas, as consequências logo aparecerão. Daqui a 19 dias será julho e, claro, ninguém abrirá mão do lazer nas praias. Então, talvez, em 2020 a velha máxima "agosto, mês do desgosto" se torne uma dura realidade.

Fazemos a nossa parte. Em que pese a profunda estranheza de, às vezes, não saber mais em que dia estamos, porque todos são iguais, fazemos o que é necessário, não o que preferimos. Porque esta é a contingência do momento.

Então lhes desejo saúde e espero que possam cuidar de si mesmos e dos seus. Tomara que haja algum alento para aqueles que, até aqui, não puderam fazê-lo.

Nenhum comentário: