terça-feira, 23 de junho de 2020

Salve, Prof. Hugo Rocha!

Eu ainda me recordo de que hoje é dia do aniversário do meu antigo professor de direito penal, orientador de monitoria e corresponsável pela carreira que eu teria ao longo de 20 anos. Também me recordo de que ele nasceu no Município cearense de Russas e que trabalhou muitos anos na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), além de exercer o magistério. E que publicou dois livros, um deles sobre a catedral de Belém.

O que eu não me recordo é o número de anos que não o vejo. E isso me entristece. Homem das antigas, não é possível encontrá-lo pelas redes sociais ― ainda mais hoje em dia, em que eu mesmo já não tenho paciência para o mundo leviano das redes sociais. Fiz uma busca por seu nome no Google e não encontrei referências.

Muitos anos atrás, encontramo-nos casualmente pela rua e ele sugeriu que um dia nos reuníssemos para conversar sobre o que havia mudado no direito penal naqueles anos. Para dois professores da área, tal encontro faria todo o sentido. Mas nunca ocorreu. Foi como aquele "passa lá em casa", que é mais um modo polido de interagir. Ele sempre foi bastante reservado e eu, ainda jovem, comecei um processo de isolamento que se agrava cada vez mais. Então estou achando que o evento não sairá da intenção, mesmo. O que é uma pena. Hoje, quando tudo está tão transformado, eu aproveitaria mais do que nunca a oportunidade de receber mais algumas lições do velho mestre Hugo de Oliveira Rocha, a quem respeito e admiro.

Se alguém por aí ler estas palavras e souber como chegar ao meu querido professor, por favor, faça a gentileza de me por em contato com ele. Caso ele queira, obviamente. Vai chegando uma hora na vida em que começamos a prezar de um jeito inédito as memórias que temos. Em algum momento, elas serão tudo o que teremos.

Feliz aniversário, Prof. Hugo Rocha. Celebro e honro o seu nome, com gratidão por tudo.

2 comentários:

Ramon Bentes disse...

Professor Yúdice, eu e Aline tentaremos viabilizar esse reencontro, somos amigos da Erika Rocha, filha do Prof. Hugo. Vamos falar.

Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado, meu querido. Essa oportunidade se torna especialmente auspiciosa vinda pelas mãos de uma pessoa amiga.