quinta-feira, 1 de maio de 2014

Por que terá sido?

Do Portal G1:

"A Receita Federal recebeu 26.883.633 declarações do Imposto de Renda 2014, segundo balanço divulgado na madrugada desta quinta-feira (1º). O número fica abaixo das expectativas do fisco, que falava em 27 milhões de declarações. O prazo para entrega do documento terminou às 23h59 desta quarta-feira (30)."

Eu queria muito pensar que esses milhares de brasileiros deixaram de fazer a declaração de ajuste anual como um protesto contra os tantos desvarios do país, a corrupção onipresente, os desmandos da copa e coisa e tals. Uma atitude deliberada de enfrentamento, para mostrar ao poder que ele não pode tudo e que podemos e devemos nos insurgir, enfrentar o mau uso do nosso dinheiro e cobrar mudanças.

Mas assim como eu, furioso e constrangido, encaminhei a minha declaração (no dia 28: um recorde histórico!) e paguei o imposto que o Leão maldito ainda me extorquiu, mesmo após todo o recolhimento na fonte (isto, porém, só no dia 30, porque não facilito as coisas para essa cambada!), os brasileiros omissos provavelmente só se atrapalharam ou, se apertaram o botão vermelho, não foi por nenhum motivo nobre.

Enquanto isso, fiquemos com Dilma Rousseff, em pré-campanha, mas pretextando discursar por ocasião do Dia do Trabalho, anunciando a correção da tabela do imposto de renda em 4,5%, o que não serve de nada, porque esse índice é aplicado anualmente desde 2007 e se destina, tão somente, a corrigir os efeitos da inflação. E até para isso é ineficiente, porque os índices inflacionários são maiores do que esse importe. Ou seja, ela não está nos dando nada, muito menos promovendo uma real política de desoneração tributária sobre o trabalhador.

Mau humor continua instalado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não gostas mesmo de pagar impostos, né.

Yúdice Andrade disse...

Não, detesto. No que, ouso acreditar, estou igual a 101% dos brasileiros. No meu caso, nem é pelo fato em si, pois compreendo que a interpretação é inevitável, em um Estado organizado. Aceito isso. O problema é como nos tributam e o que fazem com o nosso dinheiro depois. Sei que isso soa como um clichê, mas é a pura verdade.

Anônimo disse...

Eu gosto, sinceramente. Apesar de saber do mau uso e desvios, gosto de saber que meu dinheiro tá indo pra alguém ter o que comer mediante o Bolsa Família, por exemplo.