quinta-feira, 12 de março de 2020

A segunda garota

Júlia surgiu em minha vida ao raiar do dia 6 de dezembro de 2007, uma quinta-feira, quando uma animadíssima Polyana, não suportando mais esperar, me acordou para contar que o teste de farmácia dera positivo. "Você vai ser papai", foram suas palavras, com olhos luminosos e úmidos. A partir dali, tudo se tornou Júlia. Tudo passou a ser ela e por ela.

Vivíamos o tempo dos blogs. Antes de se limitarem às redes sociais, muitas pessoas se expunham em seus próprios blogs, nos quais palpitavam sobre qualquer coisa ou sobre temas em particular. O Yúdice falastrão e opinioso daquela época se expunha aqui e registrou a novidade na postagem "A maior de todas as aventuras começa", que continha apenas um anúncio abrupto e empolgado. Uma semana depois, na quarta postagem que fiz sob o marcador "paternidade", eu já me questionava: "Será que meu filho um dia se aborrecerá de ter sido exposto à curiosidade pública desse jeito?" Recordo-me que, à época, alguém me disse para relaxar, pois as crianças que estavam nascendo já chegavam a um mundo conectado, então para elas essa exposição seria natural.

O tempo foi passando e, seguindo a concepção de blog como um diário, eu registrava de vez em quando o avanço da gestação. Aqui e ali, um ser humano patético despejava sobre mim e meu bebê os seus tumultos íntimos. Naquela época, eu respondia. Felizmente, não me abatia, porque estava muito cercado de amor por todos os lados, o que também foi devidamente anotado.

A insônia da madrugada me trouxe às postagens antigas e constatei que Margot não teve nada disso. Teve, é claro, um anúncio, propositalmente intitulado "A maior de todas as aventuras se repete", para criar um laço com a gestação anterior. Mas esse anúncio foi feito apenas em 23.10.2019, quase três meses após o início da gestação. Àquela altura, já sabíamos que estávamos à espera de mais uma garotinha, exatamente como queríamos, e seu nome estava escolhido. Esta é a segunda postagem que lhe dedico, neste momento em que estamos no limiar da 35ª semana gestacional. Meu questionamento atual pode ser: será que minha filha um dia se aborrecerá de ter sido menos comentada do que a irmã? Espero que não. O que mudou?

Basicamente, tudo mudou. Se não podemos banhar-nos duas vezes nas águas do mesmo rio, que dirá voltar a mergulhar com uma diferença superior a 11 anos! A era dos blogs acabou, substituída pelas facilidades das redes sociais e sua busca alucinada por ostentar sucesso e felicidade. Eu também caí nessa esparrela. Afinal, era jovem e tolo. Atualmente, não sou mais tão jovem... As redes sociais começaram a minar este blog, mas nada que se compare às mudanças que se operaram em mim. O Yúdice de 2019 ainda conservava a saúde física, mas a espiritual... Deixemos isto para lá. Não é o tema.

Margot foi tão planejada e desejada quanto Júlia. A diferença é que precisamos lutar por ela. E você deve saber como é: lutas vencidas são dádivas, mas sempre deixam marcas. Houve inúmeros percalços no caminho, então esta garotinha vai encontrar um pai mais velho, mais calejado, mais comedido, mais silencioso, mais realista. Cheio de saudade e tristeza, também, mas quero crer que as perdas serão compensadas por outros atributos, especialmente algum know how para, quem sabe, ser um pai melhor. E até uma pessoa melhor, nesse aprendizado de calar, sorrir, entender que as pessoas são como são e deixar o mundo seguir seu curso. Alguém, enfim, que economiza energia para as batalhas que realmente vale a pena travar.

A espera está sendo longa e ainda não acabou. Uma trajetória muito diferente e cheia de curiosidade. Mas que está, enfim, se encaminhando para o seu... recomeço! É uma vida que vem à luz, então não cabe falar de fim. Vamos ao mais novo ato deste grande teatro do qual somos todos atores, uns mais mambembes do que outros. E a mim basta ser espectador das duas meninas que coloquei no palco, junto com Polyana. Para mim, divas supremas da mais bela ópera.


Nenhum comentário: