segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Das inesperadas pequenas coisas

José Alberto Mujica Cordano, ou simplesmente "Pepe", é um agricultor uruguaio de 77 anos, socialista e ateu, que em sua juventude participou de assaltos, sequestros e invasões de prédios públicos e de bancos. Passou 14 anos na cadeia e hoje vive numa pequena propriedade rural, onde cultiva flores.
Levando uma vida frugal, tem entre seus poucos bens esse Fusquinha 87. Faz suas compras sozinho e vez por outra se alimenta em restaurantes populares.
Mas para repor a verdade dos fatos, acrescento que todos os crimes de Pepe  se é que foram crimes, mesmo — foram praticados no contexto da guerrilha contra a ditadura civil-militar que assolou o Uruguai de 1973 a 1985. Hoje, Pepe é presidente daquele país, que não se envergonha de seus cidadãos mais simples e não necessariamente letrados. A glorificação dos doutos é coisa de brasileiro.
Pepe Mujica e sua cara de vozinho.
A descrição que forneci acima é do Pepe Mujica presidente da República do Uruguai, considerado o presidente mais pobre do mundo, mas não porque o país não lhe forneça o suficiente para viver, e sim porque ele doa 90% do seu salário  90%!  para financiar projetos de moradia popular. Sobre o que lhe resta, questionamentos lhe são feitos e respondidos de maneira comovente:

"Este dinheiro me basta e tem que bastar, porque há outros uruguaios que vivem com bem menos."

Então, meus amigos, da próxima vez que alguém lhes perguntar se ainda existe direita e esquerda no mundo, responda que sim. Não existe, à direita, um presidente que fizesse a mesma coisa, ainda que se declarasse de esquerda. A diferença reside na preocupação sincera com justiça social, uma característica raríssima que, quando aparece, vira notícia de repercussão internacional. E reacende, nos sonhadores, um pouco da velha esperança.

Fontes:

  • http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2012/11/presidente-mais-pobre-do-mundo-dirige-um-fusca-e-doa-90-do-salario.html
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mujica

5 comentários:

daniel scortegagna disse...

grande mujica!!!

segue o link para o melhor vídeo dele na rio+20

http://www.youtube.com/watch?v=zsOGZKRVqHQ

Ana Miranda disse...

Estou com o maior sorrisão em meus lábios!!!

Que delícia de notícia.

Eu não doaria 90% do meu salário, certamente, não.

Ele nem precisaria doar, bastaria não roubar, né não?

Pois é, e eu sempre ouço pessoas dizendo que os ateus são uns monstros...

caio disse...

Admiro muito o Mujica por conta de contatos uruguaiófilos que me repassam essas atitudes dele, haha. Eis um exemplo: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=413268932055093&set=a.362318137150173.74241.172760732772582&type=1&theater

Este outro o usou como gancho até para falar da educação no país, talvez lhe interesse também: http://171nalata.blogspot.com.br/2012/10/o-que-educacao-pode-fazer-por-um-pais.html

Abraços, professor!

Jean Pablo disse...

Inimaginável pensar tal atitude no Brasil, local de "tráfico" das aparências e consumismo.

Abraços Primo

Yúdice Andrade disse...

Valeu, Daniel e Caio. Vou conferir as referências que vocês passaram.

Eu também não doaria, Ana. Encarei isso como uma opção pessoal de Mujica, fortemente ideológica e profundamente solidária. O argumento utilizado por ele me tocou muito ("tenho poucas coisas, então não preciso de muito dinheiro para mantê-las") e me fez refletir sobre como eu também sou movido por uma lógica de acumulação.
Como um presidente para a própria vida para exercer o seu mandato, é justo que seja remunerado e bem remunerado por isso. Como disseste, se ele não roubar, já está bom demais. Eu me contento com isso. Mas nada contra ganhar dinheiro honesto porque, como aprendi, um socialista não quer socializar miséria, e sim riqueza.

Acima de tudo, Jean, pela falta de respeito e solidariedade pelo semelhante.