segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Trombose do viajante

A morte súbita do ator e diretor Marcos Paulo, por embolia pulmonar, causa diversa do câncer que ele enfrentava desde 2011, mas que estaria em remissão, levou profissionais médicos a alertar sobre circunstâncias que podem dizer respeito a qualquer um de nós. Refiro-me à chamada trombose do viajante. Uma simples viagem de avião pode aumentar consideravelmente o risco de um acidente potencialmente fatal.
Em síntese, qualquer viagem de avião longa (entendida como tendo mais de 4 horas de duração) aumenta em 5 vezes o risco de uma trombose, em pessoas normais, ou seja, sem fatores especiais de risco. Mas são fatores de risco situações comuns, tais como o tabagismo ou o uso de pílula anticoncepcional. Os motivos são a falta de exercício nas pernas, especialmente na panturrilha, e a desidratação provocada pela exposição prolongada a ar condicionado.
Recomenda-se aos passageiros que caminhem durante o voo (complicado nas latas de sardinha brasileiras, certo?), tomem bastante água (recomendação básica de saúde para qualquer situação) e evitem bebidas alcoólicas.
Tenha em mente que a trombose pode levar à embolia pulmonar e esta é grave, exigindo que o paciente seja levado de imediato a um hospital. Embora haja procedimentos relativamente simples para reverter o quadro, a demora no atendimento pode ser fatal.
Viajantes, cuidem-se.

Entenda melhor: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/cancer-e-viagens-aumentam-o-risco-de-embolia-pulmonar-dizem-medicos.html

Nenhum comentário: