sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

Comecei este blog em 31.8.2006. Àquela altura, três nomes se tornaram leituras diárias para mim: Juvêncio de Arruda (obviamente), Val-André Mutran e o "Flanar", que depois assumiu seu nome real, Carlos Barretto, no blog que continua sendo Flanar. Curiosamente, eu me reuni a minhas três referências e nos tornamos todos editores do mesmo blog. Uma honra, sendo eles quem são, e eu apenas um garoto ensaiando os primeiros passos na blogosfera. Há um abraço para eles e para os demais flanares lá, no endereço próprio.
Na pessoa de Juvêncio de Arruda, saúdo também Eduardo Lauande e João Lucas, blogueiros que foram cintilar em outras esferas, deixando-nos saudade, mas também muita esperança. Um feliz Natal para suas famílias.
Falando em saudade, desejo um feliz Natal também para os familiares de Alana Barboza (a professorinha), da d. Núbia, do Marcelo Iúdice e de outros que, por doença ou pela violência urbana que nos consome, deixaram o convívio dos que os amam. Através deles, celebro o amor que nunca morre.
Através de minha Júlia e também do Pedro, do Lucas, da Luísa, da Louise, da Lara, da Yasmin, da Sophia, da Manuela e de tantos petizes que mal aprenderam a falar ou mal sustentam as cabeças, celebro a vida que se renova e nos enche de novas esperanças quanto ao futuro deste mundo.
Através da Adelina "Bia" Braglia e da Cris Moreno, saúdo as pessoas que tanto me estimularam nos primórdios do blog, embora depois tenham me largado (muxoxo dramático!), mas que continuam vindo aqui em silêncio (ou nem tanto, já que Bia me deixou uma mensagem natalina), vez por outra, e serão sempre presenças carinhosas e queridas.
Abraço o Tadeu (se não é paulista, está radicado em São Paulo, acertei?), o campineiro Alexandre e a mineira Ana Miranda, que colocaram um Brasil distante dentro deste blog caseiro.
Abraço o Carlos David Bichara, a Hellen Rêgo e a Luiza Duarte, noveis nomes do Direito e que, com seu caráter, inteligência e humanidade, hão de contribuir para o tão necessário e já tardio aprimoramento das instituições jurídicas deste país.
Abraço o Lafayette, a Waleiska, o Wagner "Belenâmbulo" Okasaki, o Edyr Proença, a Marise Morbach, o CJK, o Hiroshi Bogéa, a Franssinete Florenzano e o poeta Ivan Daniel Amanajás, blogueiros queridos, com quem é sempre um prazer trocar ideias.
Saúdo José de Alencar e Gerivaldo Neiva, juízes que nos fazem acreditar num Judiciário mais humano.
Saúdo o André Coelho, o Paulo Klautau, o Pedro Nelito e todos os demais professores-blogueiros, que contribuem com um pouco mais do seu tempo para a formação das novas gerações. E saúdo o Liandro Faro, que já passou da hora de entrar neste grupo!
Abraço com entusiasmo a Laila Serruya, o Léo Nóvoa, a Alessandra Gorayeb, o Arthur Homci, a Helena Chermont e outros alunos, que começaram a explorar cedo a blogosfera, levando-lhe conhecimento e poesia. Por meio deles, abraço também os demais alunos que vêm a este espaço.
Saúdo o Fred Guerreiro, a Anna Cláudia Lins, o Daniel Silveira, o Roberto Barros, o Artur Dias, o Adelino Neto e o fotógrafo Breno Peck, e tantos outros comentaristas que têm contribuído para o êxito destes arbítrios. A lista não é excludente, claro.
Desejo que a paz retorne ao coração dos anônimos que passam o ano tentando me ofender. É preciso acreditar que eles são capazes de crescer e se tornar pessoas melhores.
Celebro com cada pessoa que tenha vindo a este blog em algum momento de suas mais de 3 mil postagens, sendo responsável por ao menos um de seus mais de 162 mil acessos. Agradeço-lhes com humildade e alegria e torço para que continuem por aqui.
Celebro, por fim, com todos aqueles que amam esta cidade e ainda esperam vê-la reposta aos eixos. Que querem o bem do Pará. E que veem no Brasil a casa de todos nós e não uma teta para ser sugada.
Feliz Natal para todos. Muita paz e fraternidade.

16 comentários:

Luiza Montenegro Duarte disse...

Professor, me sinto honrada com a referência! Não esperava ser lembrada, entre tantas pessoas ótimas que por aqui passam. Muito obrigada mesmo. Saiba que o sentimento é recíproco. Também desejo um Feliz Natal para o senhor, sua esposa e a pequena Julia. Que em 2010 o senhor continue inspirando novas gerações de juristas (e de pessoas de bem também!).

Anônimo disse...

Yúdice,
Eu ja sabia desde 92 o quanto és especial.Muita saúde pra ti e pra tua familia, a tua filhota é uma graça mesmo.
bjs,
Anna Lins

Frederico Guerreiro disse...

Muito obrigado!
Tudo de bom a todos.

Ana Miranda disse...

Caríssimo Yúdice, fiquei muito feliz pela referência, obrigada mesmo!!!
Por ser ateia, o natal para mim é somente um dia de festa, de alegria, de falar pessoalmente, virtualmente ou por telefone com as pessoas que amamos. É claro que fazemos isso sempre, mas no natal, há um significado especial.
Desejo à Pollyna, à Júlia e especialmente a você um ano cheio de grandes realizações, saúde, paz e é claaaaaaaaaaaaro, uma graninha extra no bolso tbm, né?!
Tudo de bom e que em 2010, vc continue nos brindando com seus textos maravilhosos que acabam viciando.

Anônimo disse...

Obrigado, meu caro. O seu blog é muito interessante e comentar nele é um prazer e um dever. Feliz Natal pra você, esposa e filha! É curioso esse efeito do blog: jamais os encontrei pessoalmente, mas é como se os conhecesse há muito pelas informações que postas. Enfim, tudo de bom pra vocês e continuemos o debate sobre céu, terra, água e ar. Abraço, Daniel Silveira

. disse...

Querido, muito obrigada pela lembrança!
Que seu 2010 também seja recheado de bons momentos.
Que o belo sorriso de Júlia ilumine cada dia mais a vida da tua família e de quem tem o prazer de conviver com vocês.
Um beijo gigante!

Lafayette disse...

Ôpa, Feliz Natal pra vocês.

A Julia nos presenteando com o seu sorriso solar é o que desejo para 2010, 2011, 2012...

Edyr Augusto disse...

Mesmo lendo com atraso, agradeço muito, prezado Yúdice, que não conheço pessoalmente, mas que aprendi a admirar através do Flanar e de suas "arbitrariedades". Feliz 2010!
Edyr

Artur Dias disse...

Depois de trocar os IPs do computador, seguindo sua postagem, finalmente posso ter acesso à caixinha de comentários! Quero agradecer por ter sido lembrado, embora minha contribuição ao blog seja ínfima, e um pouco vadia também. É um grande conforto saber que poderemos contar com o humor, a crítica cortante e a inteligência fina do Arbítrio para 2010, porque senão a coisa ia ficar difícil de agüentar.
Um grande abraço!

Yúdice Andrade disse...

Meus queridos, gostaria de deixar uma mensagem para cada um. Mas está tão difícil blogar que lhes deixo, apenas, mais um abraço bem apertado. Com a mais absoluta sinceridade.

Anônimo disse...

Professor querido! já lhe disse que eu lhe amo? de verdade o senhor é um exemplo pra gente. Não só de professor, mas de pessoa, de ser humano!
Tudo de maravilhoso em 2010 pra vc e sua família linda!

Anônimo disse...

Prezado Yúdice,

no que se refere a sua mui gentil referência ao meu nome, eu lhe garanto: Eu tenho mais a agradecer a você do que você a mim. Em verdade não tenho muito tempo para contribuir, mas as vezes quando penso em tentar saber o que as pessoas na internet estão pensando ou discutindo leio algo do seu blog. Por isso continue coerente, inteligente e ponderado, pois estas são grandes virtudes. Deixo então os meus melhores votos, para você e sua família. Lhes desejo saúde, paz e sucesso.

Um grande e sincero abraço virtual.

Roberto Barros.

Anônimo disse...

Grande Yúdice! Sou-lhe muito grato pela referência.

Saiba que fico muito feliz por ter encontrado um blog tão interessante e dosado como o seu. Posso afirmar que por estes lados não se encontra com facilidade palavras tão sinceras, objetivas e profundas quanto as suas. O que mais me chamou a atenção aqui foi a sua maneira tão ímpar e natural de resenhar sobre os fatos e acontecimentos.

Logo descobri que tínhamos uma Julia em comum. Júlia sua filha e Julia minha sobrinha. Ambas crescendo, se desenvolvendo e tendo a oportunidade de conhecer este mundo que precisa de pessoas de bem.

Agradeço mais uma vez pelo carinho de suas palavras e por lembrar que há alguém que, mesmo de longe, admira muito seu trabalho e sua pessoa.

Um Feliz Natal atrasado a você e a todas as pessoas que você ama!

Alexandre

PS - Chame minha diplomacia, como já citou uma vez, de sinceridade.

Yúdice Andrade disse...

Não disse, Laila, mas ficarei muito feliz de ouvi-lo pessoalmente!

Roberto, com essas tuas palavras, fica difícil não ser eu o devedor! Um forte abraço.

Ainda quero ver uma foto da Júlia campineira, Alexandre. Mando um agradecimento renovado por toda a generosidade com que me distingues.

Belenâmbulo disse...

Meu amigo!
Só agora li a postagem, e fiquei muito honrado com a referência.

Grande abraço e um ótimo 2010 para você e sua família.

Yúdice Andrade disse...

Para todos nós, Wagner. Muitos abraços. E muita belenambulada por Belém em 2010!