sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Direitos da Igreja


O Vaticano acabou de proibir o casamento entre uma pessoa batizada na Igreja Católica e outra que não o seja. A deliberação é tão dura que considera inválidos os casamentos celebrados em violação a essa regra. Veja aqui.
Se cumprida sei lá, os católicos vivem desrespeitando impunemente as regras mais elementares de seu credo(*) , a decisão deve causar estupor em muita gente. E reações acaloradas. Contudo, a Igreja está absolutamente correta em agir dessa forma, por uma questão de coerência aos seus princípios fundamentais. E quem defende essa tese, veja só, é um ateu, neste interessante artigo, em minha opinião irretocável.

(*) Não venha me dizer que é mentira. Católicos não podem transar antes ou fora do casamento, não podem abortar, têm que assistir à missa todos os domingos e se confessar sempre, têm que pagar o dízimo, receber todos os sacramentos nas ocasiões apropriadas e uma série de outras injunções. Você conhece algum católico que cumpra tudo isso? Quando as regras da Santa Sé começaram a me incomodar, eu pulei fora.
.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Mesmo sendo ateia, eu sempre vi coerência na igreja católica ser contra o uso da camisinha, todos cairam em cima, falando mal, mas como está aí no texto: "Se não se pode transar antes do casamento, não se pode transar fora do casamento", usar camisinha pra quê??? O sexo será feito somente entre o casal...
Eh...eh...eh...
Gostaria muito de conhecer algum católico que seguisse religiosamente essas regras, nem eu qdo era católica seguia...

Anônimo disse...

O atual papa não parece e muito o patrão do Dart Weder de Stars wars?

Yúdice Andrade disse...

Ana, sempre achei que em Roma as pessoas devem se vestir como os romanos. Essa coerência pessoal deveria guiar as pessoas na hora de escolher uma religião ou de decidir se vale a pena continuar naquela que nos foi imposta pela família.

Das 12h13, sempre o achei com cara de Gremlin. Saca os Gremlins, daquele filme do Spielberg, dos anos 1980?