quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O ano em que faremos contato

Em 1984, o cineasta Peter Hyams lançou uma continuação para a obra-prima de Stanley Kubrick, 2001, que aqui ganhou o subtítulo Uma odisseia no espaço. Tratava-se de 2010, aqui O ano em que faremos contato. Apesar de baseado em obra original de Arthur C. Clarke, o filme é considerado um desastre por muitos. Não vi nenhum dos dois, por isso não me ocupo deles. Tomo de empréstimo, apenas, o subtítulo que foi dado à obra no Brasil.
Daqui a menos de quatro horas, o decantado ano de 2010 chegará. Ele será uma realidade em nossas vidas.
Nossos carros ainda não voam, como num mundo a la Jetsons. Ainda não resolvemos os problemas de energia. Não vivemos em comunidades de concreto e vidro que representam extraordinários engenhos da arquitetura. Mas já existem carros voadores, sem produção comercial. Existem também combustíveis alternativos e uma nova consciência acerca de sua utilização. E há, de forma pontual, engenhos arquitetônicos de estarrecer. O mundo ainda não é aquele cenário de sonho que os cineastas imaginaram, mas muita gente se esforça por alcançar, em pequena escala (para um dia ampliá-la), aquilo que no passado era apenas um delírio.
Neste momento em que um ciclo se fecha e, de imediato, um outro começa, e em que naturalmente nos enchemos de sentimentos de mudança, quiçá de esperança, eu lhes pergunto: em 2010, você quer fazer contato com o quê?
Com um novo emprego? Com uma graduação? Com um novo amor?
Podem ser muitas coisas. Mas, seja o que for, desejo que você alcance todas as coisas boas acalentadas em seu coração.
Faça contato em 2010 e seja feliz.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Uau!!!
Eu quero fazer contato com um mundo melhor para todo mundo.
Quero fazer contato com um ano de grandes realizações profissionais para os meus filhotes!!!

Yúdice Andrade disse...

Tomara que esse mundo chegue mesmo, Ana. E esteja disponível para todos nós.

Hellen Rêgo disse...

Feliz 2010 `yudice.
Que vc e sua familia continuem sendo abençoados nesse novo ano!
Abraços