quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Falta decoração, vergonha...

A decoração natalina de Belém é um sintoma do que a cidade se tornou depois que o nacional Duciomar Costa se sentou na cadeira de prefeito. Aliás, é o caso de perguntar se existe alguma decoração natalina. O que temos visto nos últimos anos é uma cidade triste, escura, sem enfeites. Os que existem são iniciativas particulares, de lojas ou mesmo de cidadãos que se importam em enfeitar suas casas. Prédios públicos também costumam exibir alguns adornos. Mas na rua, mesmo, responsabilidade da prefeitura, quase nada. E o que há bem merecia não existir como aquele Papai Noel que colocam em frente ao Mercado de São Brás. Mal feito, os componentes do conjunto são desproporcionais entre si, além do fato de privilegiar o tal Papai Noel, em vez de Jesus.
No Entroncamento, havia uma árvore escrotíssima. Este ano, há outra, tão escrota quanto. Num espaço tão grande, um pontinho de luz que sequer se destaca. Na Av. Nazaré, há uns arranjinhos luminosos suspensos. E é só. A prefeitura não se ocupou de mais nada.
De que se precisa para decorar a cidade para o Natal? Montes de dinheiro? Tecnologias especiais? Qual nada! Só se precisa de uma coisa: boa vontade. Para demonstrar o que afirmo, vou aqui ao lado, ao Município de Benevides.
Benevides é um dos Municípios integrantes da Região Metropolitana de Belém. Cidade de pouco mais de 40 mil habitantes, é tão pequena e de pouca expressão econômica que é difícil encontrar informações a seu respeito até mesmo pelo Google. Mas a cidade decidiu investir no clima natalino e criar um ambiente que seja aprazível para seus moradores e atrativo para pessoas de fora. Além da decoração, foram programadas atividades culturais.
O capricho de Benevides já foi objeto de reportagens na TV, que não vi. Mas ontem estive na cidade e aproveitei para tirar algumas fotos. Ei-las:


Antes da decoração propriamente dita, vemos o cuidado do poder público com as atividades que serão oferecidas neste período. Houve uma nítida preocupação em favorecer os comerciantes e artesãos locais, dando-lhes condições de vender seus produtos durante as festividades, que incluem alguns shows. Há, inclusive, uma feira do empreendedor.
O poste é rústico, mas está feito com esmero. É bonito e indica o que se precisa saber. A uma quadra desse ponto, há uma rua que funciona como praça de alimentação. Nela, os quiosques têm formato de caixas de presente, com laço e tudo, cada um de uma cor. Simples, bonito e uma grande ideia.


Aspecto da rua em frente à prefeitura. As árvores, podadas, estão enfeitadas com grandes bolas vermelhas, feitas de fundos de garrafas pet, decoradas com laços. Numa terça à tarde, o centro estava ativo. Muita gente andava ou pedalava por ali. Mesmo assim, as ruas e calçadas impressionavam pela limpeza. Não há camelôs.


Na frente da prefeitura, uma das várias árvores de Natal de garrafas pet. Existe inclusive um posto de coleta de garrafas pet, com uma mensagem pintada no muro, com apelo à proteção ambiental. Faz sentido. Foram usadas milhares e milhares delas. Destaco, também, o gramado verdinho e muito bem aparado, com canteiros floridos e bem cuidados. As luminárias dos postes estão no lugar e os canteiros de cimento estão caiados, com aparência de coisa nova.


No detalhe, vemos o capricho com que a instalação foi montada. As garrafas pet são rasgadas e ficam com a aparência de flores. Um detalhe singelo, mas que gera um efeito gracioso.



A pracinha caprichada, muito limpa, num entorno bem asfaltado e bem sinalizado. Note que até o palanque central é feito com garrafas pet. Ele é essa estrutura verde, na base do poste.





Dois ângulos do presépio. Bem feito, bonito, só acaba um pouco prejudicado pela árvore de Natal, que destoa do conjunto. Mesmo assim, uma bela concepção. Notem como tudo é limpo. E havia um grande quantidade de seguranças no local, devidamente ientificados como tal e armados com cassetetes.



No detalhe, o capricho dos enfeites nos postes de iluminação pública. Um dos elementos mais bonitos da decoração de Benevides não foi fotografado por mim, infelizmente. Trata-se de uma imensa samaumeira, que ganhou essas bolas vermelhas. À noite, há uma iluminação própria.
Benevides ainda oferece uma casa do Papai Noel, simpática, que pode ser visitada ao preço de três reais. Proibitivo, para a realidade local. Mas pelo menos o tal bom velhinho não está impregnando por toda parte, lembrando que precisamos distribuir presentes (que precisam ser comprados). Na decoração da cidade, o presépio é o elemento mais forte. Amém!
Boa vontade, não se esqueçam. E vergonha na cara.

PS Não faço a menor ideia de quem seja o prefeito de Benevides e, propositalmente, não quis saber. O elogio que faço é merecido, seja que governo for.

2 comentários:

Belenâmbulo disse...

Yúdice,
Passo por aqui para desejar um Feliz Natal e um grande 2010 a você e sua família, e aproveito para lhe convidar a conferir um bonito enfeite natalino que existe aqui em Belém.
http://belenambulo.blogspot.com/2009/12/luzes-de-natal.html

Abraço, Wagner

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pelo link, Wagner. Mas eu sempre te visito, de qualquer forma.